terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Mundial sem Meu Carro

Por Tayara Amaral
.
Dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, quando vi o primeiro outdoor, questionei: “não podia ser o dia mundial sem meu celular!?” (afinal, já não suporto mais! Seria um motivo para deixar o incomodo telefone em casa, sem precisar usar a desculpa de tê-lo esquecido!), poderia ainda ser o dia sem meu computador (seria difícil, mas daria pra suportar!); mas o dia sem carro! Só de pensar... já fico ofegante!

Ok! É por uma boa causa... resolvi aderir, afinal, o Dia é Mundial, não posso ficar de fora e correr o risco de ser a única a transitar de carro pela cidade! Ledo engano! Logo cedo, recebi uma proposta astuciosa, meu pai, querendo livrar-se da culpa, me propôs em tom de brincadeira (mas torcendo para que eu concordasse!) que trocássemos de carro, eu iria trabalhar no carro dele e ele no meu, ora, o dia é sem “meu carro”, nada falam a respeito de estarmos com o carro emprestado! Não colou, a saída foi aderir!

Costumeiramente faço uma caminhada matinal, pensei em desistir, tinha um longo dia pela frente! O intuito da caminhada, até que é nobre, mas pouco tem a ver com minha saúde ou estética; na realidade, vou mesmo é para fazer companhia a minha mãe, então, não pude faltar ao compromisso diário!

Como de costume, saí cedo de casa; imaginei que não veria um único carro de passeio, dispensei inclusive o cuidado de andar pela calçada, na saída, quase fui atropelada! O fluxo de carro era o mesmo, acho que esqueceram que era hoje! Passei em frente à Arena (Academia de Ginástica), pareceu-me que hoje havia mais carros do que o normal! Será que me enganei? Ao chegar na Olivia Flores, observei dezenas de pessoas que chegavam de carro, o estacionavam nas proximidades da COELBA e de lá saiam para fazer sua atividade física (somente hoje, não poderiam fazer diferente?).

Sinceramente, pensei que a adesão fosse maior! Que como o prefeito do Rio de Janeiro, algumas pessoas fossem trabalhar de bicicleta, que outras iam caminhar, tomar ônibus, em ultimo caso pegar uma carona! Já tinha traçado minha estratégia, desceria andando e voltaria à tarde de ônibus (que no Dia Sem Meu Carro, estaria lotado!). Dispensei a comidinha caseira, iria almoçar próximo ao Fórum!

Imaginei que todos fariam o mesmo, mas a impressão que tive até agora é que mais uma vez não levaram a sério, que esqueceram que Conquista tem hoje uma frota de quase 70.000 (setenta mil) veículos, sem esquecer os outros tantos que circulam aqui diariamente! Se não fizermos nada agora, o futuro que nos espera será caótico, onde colocaremos mais 70.000 (setenta mil) carros? Isso mesmo! Espera-se que a frota de veículos, em Conquista, dobre nos próximos anos! O problema com estacionamento é notório... dispensa comentários!

Só pensamos em camada de ozônio, aquecimento global, CO2, quando os atingidos somos nós; esquecemos, porém, que este ano no Brasil já tivemos até tornado! A chuva, a seca, os ventos... respostas da natureza a esse nosso descaso! O cerco esta se fechando! Inevitavelmente, seremos os próximos! Pensemos nisso! Ainda dá tempo, deixe o seu carro em casa, e a partir de hoje, Dia Mundial Sem Meu Carro, tentemos fazer um uso consciente! Dê carona, ande de Bicicleta, caminhe! O Planeta Terra agradece!
Tayara Amaral

Nenhum comentário: