sábado, 26 de setembro de 2009

Granola baiana de receita caseira conquista o mercado

Do Diário Comércio Industria

Uma receita familiar de granola sai de casa e conquista o consumidor. Esta é a história da empresa Alimentos Tia Sônia, da cidade de Vitória da Conquista (BA). A idéia do negócio nasceu a partir de uma viagem turística, quando Marcos Fenício, hoje diretor administrativo da Tia Sônia, vislumbrou uma oportunidade de empreender.

Formado em Agronomia e filho de um comerciante, Marcos Fenício conta que não passava pela sua cabeça virar empresário. “Fugia disso”, lembra. Em 1995, viajou para Machu Pichu, no Peru. Para que o filho aguentasse o ritmo do passeio, sua mãe, Sônia Maria Lopes, conhecida como Tia Sônia, preparou uma grande quantidade de granola.

Marcos recorda que achou que havia granola demais só para ele. Antes de ir ao Peru, distribuiu para amigos. Em Machu Pichu, presenteou turistas brasileiros e de várias nacionalidades com a iguaria, que fez enorme sucesso. “Os viajantes se encantaram com a granola e quando voltei à Bahia todo mundo veio comentar sobre a qualidade do alimento”, revela Fenício.

Ao explicar para os amigos que sua mãe fazia a granola só de vez em quando, ouviu deles a sugestão de que passasse a fabricá-la. Marcos contou a idéia para Sônia, que se dispôs a ensinar a receita. Em 1996, nasceu a Alimentos Tia Sônia, dentro de casa.

Adepto de uma alimentação natural, Fenício diz que sua família sempre consumiu a granola com leite, principalmente no café da manhã. Em seu produto, ele usa a receita materna com alguns elementos que introduziu, como o gérmen de trigo.

O sabor original da Tia Sônia começou a conquistar clientes e, consequentemente, motivou a ampliação do negócio. De dentro de casa, Fenício levou a empresa para a garagem. Em seguida, reformou a residência para montar uma pequena fábrica nela. Com o passar dos anos, comprou um terreno onde instalou uma indústria.

A Tia Sônia produz 50 toneladas por mês, principalmente de granola e também de produtos como cereais integrais, barras de cereais e massa de tapioca. A empresa emprega 80 pessoas e tem boa parte de sua clientela em supermercados do Nordeste.

A granola do empreendimento de Vitória da Conquista também já chegou ao Distrito Federal, a São Paulo e ao Rio de Janeiro, mas ainda enfrenta dificuldades em atingir outros mercados. Marcos acredita que o preço contribua para isso. Ele calcula que a granola da Tia Sônia custe 15% a mais que os produtos regionais.

Apesar do custo mais alto, Fenício diz que seus clientes abrem mão do preço em troca de um alimento diferenciado. “Poderia fazer uma granola bem mais barata, porém crio um produto com sabor e qualidade, usando ingredientes da Bahia”, explica Marcos. A granola da Tia Sônia usa, por exemplo, tapioca no lugar dos cereais corn flakes e rapadura ao invés de açúcar mascavo.

Como resultado da receita, o produto tem ganhado repercussão nacional. Para Fenício, o segredo do sucesso de seus alimentos reside na produção industrial com “gosto de artesanal”.

DCI

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao grande empreendedor. Realmente a granola tia sonia é uma delícia. Igual não tem

Anônimo disse...

Parabéns ao empresário Marcos Fenicio - Continue a crescer cada vez mais,contribuindo também, com sua parte no desenvolvimento conquistense e na geração de empregos.Por diversas vezes, tenho comentado a respeito da possibilidade de V. da Conquista, ampliar a geração de empregos e renda - Também no agronegócio,ex;Fabrícas de doces(a base de morango, goiaba,abacaxi,pessêgo etc.,)Fábricas de embutidos de frango e outros.Fábrica de cosméticos (a base de amora,babosa,abacate,cenoura etc.,).Fábrica de codimentos alimentares;pimenta.E ampliar as fábricas de derivados da mandioca. RGS(pesquisador).