quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Para não perder nenhuma estreia em 2009


A premiação do Globo de Ouro e a iminência de divulgação da lista de indicados ao Oscar, no próximo dia 22, além do período de férias de verão aqui no Brasil, provocam aquela já conhecida corrida às salas de cinema. Particularmente, é uma das épocas do ano que mais gosto. Apesar das filas serem maiores, é também quando existem mais oportunidades para vermos filmes que, não fossem os dois importantes prêmios internacionais, passariam batidos na Bahia.

Ainda assim, é preciso muito tempo sobrando para empreender verdadeiras maratonas cinematográficas (média de no mínimo dois filmes por tarde, umas três vezes por semana); ter dinheiro sobrando para o ingresso – o que não é fácil em tempos de crise – e, realmente, ficar ligado nos roteiros de jornal e sites especializados, porque os exibidores tendem a subestimar a capacidade de certos filmes de atrair público e os tiram de cartaz em tempo recorde.

Um exemplo atual: "Na Mira do Chefe", que rendeu o Globo de Ouro de melhor ator – comédia para Colin Farrel, ficou apenas duas semanas em cartaz em Salvador. Se o filme tiver de leve, uma certa atmosfera alternativa, nem entra no chamado circuitão.

Mas, felizmente, existem os "circuitinhos", melhor dizendo, as salas de arte, que atraem cada vez mais um público ávido por algo mais que tiros e explosões. Sem contar que são bem menos confusas que os complexos dos shoppings. Nesses locais, com certeza vai dar para assistir "aquele novo dos irmãos Coen" (Queime Depois de Ler), por um período maior que duas semanas. Na corrida do Oscar, também vale ficar atento, pois os filmes indicados costumam voltar a cartaz.

Anote ai no seu caderninho ou no palm top, os títulos que devem estrear agora em 2009. Para saber mais sobre cinema, clique no Cineinsite .

ESTREIAS PREVISTAS PARA O ANO:

"O curioso caso de Benjamin Button", de David Fincher: Líder em indicações ao Globo de Ouro, o filme acabou não levando nenhum prêmio. É estrelado por Brad Pitt e conta a história de um homem que começa a rejuvenescer. Nesta sexta, dia 16.

"Austrália", de Baz Luhrmann: O diretor de Moulin Rouge volta a trabalhar com Nicole Kidman, que faz par romântico com Hugh Jackman nesse épico. Estreia em 23 de janeiro.

"Foi apenas um sonho", de Sam Mendes: Kate Winslet, que levou o Globo de Ouro de melhor atriz – drama por sua personagem neste filme dirigido por seu marido, retoma a parceria com Leonardo Di Caprio. Em 30 de janeiro.

"Milk – A voz da Igualdade", de Gus Van Sant: Sean Penn vive o ativista gay Harvey Milk. Estreia em 6 de fevereiro

"The Spirit – O filme", de Frank Miller: Scarlett Johansson, Eva Mendes e Samuel L. Jackson estrelam a esperada adaptação da história em quadrinhos de Will Eisner. Em 6 de fevereiro.

"Operação Valquíria", de Bryan Singer: Tom Cruise protagoniza o drama de época baseado numa história real. Previsão: 13 de fevereiro.

"Che", de Steven Soderbergh: Benício Del Toro encarna Che Guevara e mostra sua ação na batalha de 1956 contra a ditadura de Fulgêncio Batista, em Cuba. Previsão: 20 de fevereiro.

"Watchmen – O filme", de Zack Snyder: O diretor de "300 de Esparta" adaptou os quadrinhos de Alan Moore. Previsão em 6 de março.

"X-Men Origins: Wolverine", de Gavin Hood: Hugh Jackman encarna mais uma vez o mutante líder dos X-Men, Wolverine. Previsão, 30 de abril.

"Anjos e demônios", de Ron Howard: Adaptação de outro best-seller de Dan Brown, continuação de "O código Da Vinci" e estrelado por Tom Hanks. Previsão, 15 de maio

"Transformers: A vingança dos derrotados", de Michael Bay: O diretor do primeiro filme retorna com uma nova trama protagonizada por Shia LaBeouf e Megan Fox. Previsão em 26 de junho.

"Jean Charles", de Henrique Goldman: O filme contra o drama do brasileiro Jean Charles morto na Inglaterra ao ser confundido com um terrorista. Selton Mello viverá o papel titulo. Previsão: 26 de junho

"A era do gelo 3", de Carlos Saldanha: Na nova animação da série, Sid, Manny, Ellie, Diego e Scrat chegam à era dos dinossauros. Em 1º de julho

"Harry Potter e o enigma do príncipe", de David Yates: O sexto filme da série inspirada no livro de J.K Rouling que conta a história das aventuras de um aprendiz de bruxo na escola de Hogwarts. Previsão, 17 de julho (férias de verão americanas).

"Bruno" – Sacha Baron Cohen: O ator troca Borat pelo fashionista austríaco do título, prometendo enfiar o dedo na ferida do politicamente correto e arrancar gargalhadas. Previsão: 31 de julho

"Shutter island", de Martin Scorsese: Protagonizado por Leonardo Di Caprio. Previsão: 4 de setembro

"Toy story 3D", de John Lasseter: Um dos desenhos mais amados da Pixar terá versão em 3D. Previsão: 9 de outubro

A Tarde

Nenhum comentário: