segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Direto da Praça

O comércio tem razão

Grandes empresários do setor comercial de Conquista marcaram presença no Programa Resenha Geral da Rede Clube de Rádio. Com muita clareza expuseram suas insatisfações em relação à falta de ornamentação no nosso centro comercial. Realmente a coisa tá feia. Convém dizer que esses senhores, num momento de grande incerteza para a Economia, apostaram no potencial do mercado interno para promover uma campanha capaz de atrair clientes locais e regionais em grande escala. Pelo que ouvimos, parece que a nossa Prefeitura, em que pesem as promessas feitas pelo Executivo Municipal, até o momento, 04 de dezembro, não se manifestou (mas vai dar uma providência, tenho certeza) para embelezar nossas vias centrais. Será que o pessoal tá pensando que ainda estamos em outubro? O que pude ver nesta terça feira foi nossa cidade sem aquela repetida maquiagem de Natal, que mesmo repetida, tem uma tonalidade que lhe faz muito bem à feição. Vamos lá, minha gente!

Quem esteve à frente do grupo foi o tradicional e respeitável empresário Alípio Ribeiro [O Conquistão]. Por incrível que pareça, no dia anterior estive com Dalvina [Gabriela Modas], irmã de Alípio e também tradicional empresária de nossa cidade, da qual ouvi queixas com o mesmo teor. Depois de ter conversado com nossa amiga da Gabriela, andei um pouco pelo centro e cheguei a conclusão que os empresários estão cobertos de razão. A cidade não está respirando o clima de Natal. Falta-lhe justamente a ornamentação das ruas para sentirmos aquele zunzum gostoso do final de ano. Vamos lá, minha gente (de novo!).


Dois velhinhos e o presidente Lula

Dois senhores bastante conhecidos da Praça estavam conversando na quina da Insinuante e eu (de boné e óculos escuros) me aproximei para ouvir o que conversavam (dizem que isso é falta de educação). Mas como sei que as conversas naquele local nunca são de ordem pessoal, pus meus ouvidos a serviço dos arapongas.Um disse pro outro: Você ouviu o que disse o Lula? O outro falou: Aonde? O primeiro respondeu: Na televisão. O segundo disse: Não. Aí o primeiro [que estava de chapéu] começou a narrar o que ouviu do nosso Presidente: “Lula estava em uma reunião e disse que agora o Mercado estava convencido da importância do Estado. O Lula disse que o Mercado agora que sofreu uma dor de barriga, ou melhor, uma grande diarréia, correu rapidinho para ser socorrido pelo Estado. E ele, mais que nunca, estava tranqüilo porque já havia previsto isso. E alertou aos que agora lhe criticava por espalhar otimismo, não entenderem que ele atua como um médico. Imaginem vocês, disse o Presidente, se um sujeito for a um médico e este, após o exame dizer ao paciente que a medicina agora está mais avançada, que a ciência tem meios para curar o seu problema, etc.etc. O cara vai sair d consultório mais tranqüilo. Mas, disse Lula, imaginem se o médico virar para o paciente e disser: ô meu.... Você sifu!”. O que estava ouvindo, perguntou: O médico disse o quê? Que o paciente sifu, foi o que disse o Lula, respondeu o que estava de chapéu. Os dois ficaram calados e eu fiquei com a sensação de que o que estava sem chapéu não entendeu a expressão. O fato é que alguns jornalistas abominaram a fala do Sapo Barbudo.

As pessoas presentes ao evento (todas adultas, inclusive intelectualmente) acharam o maior barato. Eu também. Tudo bem, tudo bem. Alguns vão advogar que um Presidente da República deveria ser mais diplomático e menos chulo em seus pronunciamentos. De minha parte acho que o Lula está tão bem em sua gestão de País que pode se dar ao luxo de falar o quiser, pois tem cacife político para dizer o que pensa onde e quando. Boa, Lula. Meta bronca. O bacana nisso é que no dia seguinte o Instituto Data Folha liberou e a Folha de São Paulo (a contragosto) publicou a pesquisa sobre a opinião do Povo Brasileiro em relação ao ex-metalúrgico. Resultado: 70% consideram que o nosso Presidente está entre bom e muito bom. 22% consideram o Presidente razoável. 8% [os patrimonialistas chupa cabras do País] detestam e não querem nem ouvir falar no homem. Em outras palavras, 92% da sociedade brasileira aprovam Mr. Lula da Silva, deixando os chupa cabras indignados. Eu, considerando os governantes que tivemos, um pouquinho de História que li e a realidade em que vivemos, considero o Barbudo excelente. O melhor presidente que esta joça teve nos últimos 60 anos. É isso aí. Os adversários insistem: “Este desgraçado tem uma sorte descomunal!”.

2 comentários:

Anônimo disse...

COMO AS COISAS MUDAM EM CONQUISTA. QUEM APOSTARIA QUE ESSE MESMO GRUPO TERIA ESPAÇO NA RÁDIO QUANDO HÉRZEM GUSMÃO RECEBIA EXATOS R$ 27 MIL PARA APOIAR A PREFEITURA PETISTA ? DINHEIRO ESSE, É BOM QUE SE DIGA, QUE SERVIRIA MUITO BEM PARA ORNAMENTAR BOA PARTE DO CENTRO COMERCIAL COM UMA DECORAÇÃO DE PRIMEIRA QUALIDADE. NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO.

WJ Fotos disse...

É a coisa estar feia mesmo.... eu vi hoje pela manha na tv sudoeste, a cidade de Jequié, ornamentou a praça, muito bonito.. dá vontade de ir lá e fazer umas compras... ACORDA CONQUISTA, VAMOS ENFEITAR A NOSSA CIDADE!!
ABRAÇOS