domingo, 21 de setembro de 2008

Mercado abre mais de 19 mil vagas para final do ano

Carine Aprile Iervese, A Tarde
Está na hora de preparar o currículo! Mais de 19 mil vagas temporárias estão à espera de candidatos em toda a Bahia. Todo esse pessoal será selecionado para atender à demanda das festas de fim de ano. As agências de intermediação já estão cadastrando os interessados e os shoppings também recebem os currículos, que podem ser entregues nas associações de lojistas de cada estabelecimento.

Só o SineBahia e o Simm estimam intermediar 16.600 oportunidades temporárias. As agências de Recursos Humanos e os shoppings divulgaram a oferta de mais de três mil vagas. Espera-se que cerca de 113 mil novas oportunidades temporárias surjam em todo o Brasil no final de 2008, sendo a maioria para atender ao comércio varejista, segundo estimativa da Asserttem – Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário.

A expectativa da associação é a de que 37% dos temporários sejam efetivados, ou seja, serão 42 mil novos empregos gerados. A Asserttem também estimou que cerca de 29% dessas vagas temporárias representam a oportunidade do primeiro emprego.

Cargos – As vagas divulgadas são para vendedor, fiscal de loja, empacotador, estoquista, etiquetador, operador de telemarketing, auxiliar de crédito, analista de crédito, promotor e consultor de vendas, operador de caixa, repositor de mercadoria, atendente, garçom, camareiro, recepcionista e Papai Noel.

A maioria dos postos está em Salvador, mas há oportunidades também para os grandes centros do Estado, como Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari e Lauro de Freitas, como enumera Hildásio Pitanga, coordenador de Intermediação para o Trabalho do SineBahia.

A média de remuneração nesses postos temporários, segundo Pitanga, gira em torno de R$ 450 a R$ 600. “Geralmente, o funcionário recebe proporcionalmente pelos dias trabalhados”, explica ele, que ressalta as boas chances de efetivação dos candidatos, caso os mesmos demonstrem proatividade e dedicação.

SHOPPINGS – A maior parte das vagas são intermediadas pelas agências de recrutamento e seleção de pessoal, no entanto, as pequenas lojas dos shoppings acabam selecionando alguns dos currículos deixados nas associações de lojistas. No Shopping Iguatemi, por exemplo, cerca de 35% dos currículos entregues na associação foram aproveitados, em 2007. No Shopping Barra, cerca de 15% dos candidatos foram convocados pelas lojas, aponta Júlio Rêgo, presidente da associação dos lojistas do Shopping Barra.

A disponibilidade de tempo é um fator positivo e que conta muito na hora da seleção, de acordo com a psicóloga e consultora de Recursos Humanos da Tradição RH, Greice Louise Mattos. “Além de ter força de vontade e querer trabalhar, as pessoas que desejam uma vaga temporária para o final do ano devem ter muita disponibilidade. Tem gente que chega cheia de restrições, aí fica mais difícil. É importante aproveitar a oportunidade para mostrar trabalho”, aconselha.

DIA DAS CRIANÇAS – Quem não quiser esperar até o final do ano, já pode concorrer às oportunidades abertas para a demanda do Dia das Crianças. A Gelre, empresa especializada na seleção de trabalhadores temporários, prevê um crescimento de 10% nas contratações para este ano.

O aquecimento da economia e a estabilidade do País são as explicações para essa expectativa. “Começamos a selecionar na semana passada, mas ainda dá tempo de concorrer a uma das 500 vagas disponíveis”, afirma Alex David, gerente da Gelre em Salvador.




Nenhum comentário: