segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Grito dos Excluídos desfila no trecho urbano da Rio-Bahia em Conquista

Juscelino Souza
Do A Tarde
x
Pela primeira vez na história recente dos desfiles cívicos em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, o trajeto teve outro cenário. Em vez da Avenida Brumado, uma das maiores da cidade, a organização optou pela Avenida da Integração, trecho urbano da BR-116 (Rio-Bahia).

Mesmo com pouca movimentação de veículos pesados no domingo, o sentido do trânsito teve que ser modificado para as avenidas mais próximas e quem não preferiu passar pela cidade, optou por uma das quatro alças do anel rodoviário.



O sol resolveu dar as caras na boa terra do frio e muitos não suportaram o calor. As crianças, com roupas de cores fortes e adereços na cabeça, foram as que mais sofreram e algumas passaram mal. A previsão era de clima ameno, mas esta não foi a única novidade este ano no evento.

Para chamar a atenção para a preservação do meio ambiente uma escola particular promoveu um desfile de moda em que os alunos tiveram que confeccionar roupas com produtos diversos, como embalagens de chocolate, caramelos e bombons; jornais; latas de refrigerante e plásticos.

Um dos destaques foi a participação do Grito dos Excluídos, uma manifestação popular carregada de simbolismo e que, segundo a Igreja Católica, é um espaço de animação e profecia.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destaca que o movimento é "sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos".

Todas as escolas municipais, estaduais e particulares, além de entidades civis, representações de projetos e secretarias municipais e as Forças Armadas, participaram do Desfile de 7 de setembro em comemoração aos 186 anos de independência do Brasil.

O desfile começou entre o cruzamento da Avenida da Integração com a Brumado e terminou na intersecção com a Avenida Cuiabá. As Forças Armadas (Ex-combatentes, Tiro de Guerra, 9º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros) foram as primeiras a desfilar. Alunos do Colégio Militar também desfilaram nesse grupo.

Em seguida, desfilaram as Lojas Maçônicas, Clube dos Desbravadores, Filarmônica Conquistense, escolas e creches municipais, os projetos e secretarias da Prefeitura, escolas estaduais e particulares. O desfile terminou com a apresentação de entidades civis.



O tema do desfile para este ano, "Uma escola para todos, pensando em cada um", foi abraçado por mais de cinco mil alunos, de 38 escolas municipais das zonas urbana e rural, além das creches. A rede estadual de ensino destacou 9 colégios, além de representações de municípios vizinhos ligados à Direc 20. Outras três escolas particulares estiveram presentes ao desfile.


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!
Vc esta mal informado pois este ano não teve o Grito dos Excluídos e sim uma monifestação do MFC Movimento Familiar Cristão.
Até Mais.