domingo, 4 de outubro de 2009

Saul Quadros fala de sua gestão e inaugura subseção de Vitória da Conquista

Por Jerêmias Macário
.
As instalações da sede própria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Vitória da Conquista já dizem tudo sobre as realizações da Seccional da Bahia durante os últimos dois anos e noves meses de nossa gestão, especialmente no que se refere à ampliação dos serviços prestados à categoria do interior, uma das nossas prioridades.

Assim se expressou o presidente da Seccional da OBA da Bahia, Saul Quadros Filho ao conduzir as solenidades de inauguração da nova unidade de Conquista. Ocuparam ainda a mesa dos trabalhos o presidente e o vice da Subseção de Conquista, Fábio Santos Costa e Anderson Cardoso Moreira, o procurador Geral do Município, Benedito Mamédio, representando o prefeito Guilherme Menezes, o ex-prefeito José Raimundo Fontes e o conselheiro da OAB do Estado, Gilberto Dias Lima.

Uma das melhores subseções

Com o terceiro lugar em número de advogados no Estado (a Bahia tem 30 mil, sendo 22 mil na ativa), o presidente da OAB, Saul Quadros elogiou o nível de qualidade dos profissionais de Conquista que conta com três faculdades de Direito, e tratou os colegas como família conquistense.

O ato contou com a participação de cerca de 300 pessoas entre advogados, juízes, promotores, autoridades políticas da cidade e demais convidados no auditório da entidade e ocorreu na última sexta-feira (dia 2). Na ocasião foi prestada uma homenagem aos ex-presidentes da Subseção/Conquista que está completando 32 anos de existência, com a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito Ernesto de Sá, o primeiro presidente da OAB/Bahia, em 1932.

Foram condecorados os ex-presidentes, Coriolano Sales (primeiro), Eliezer Bispo dos Santos, Rinaldo Luz de Carvalho, Uady Barbosa Bulos, Rui Araújo Medeiros, Ubirajara Godin Ávila (falecido), Jorge Maia, Paulo de Tarso David, Gilberto Dias Lima, Alfredo José da Nova e Ronaldo Soares. Justificaram suas ausências na inauguração o Desembargador Federal do Trabalho, Roberto Pessoa, os ex-presidentes da OAB/Conquista, Eliezer Bispo dos Santos e Rinaldo de Carvalho, e Ari Moreira da Silva, tesoureiro da OAB/Bahia..

Como parte das solenidades foram ainda inaugurados o memorial dos ex-presidentes na sala Nilton Gonçalves e a placa comemorativa das instalações da nova sede, que fica próxima ao Fórum João Mangabeira. Devidamente estruturado para o desenvolvimento das atividades profissionais, o novo espaço conta com uma ampla recepção, auditório para 120 pessoas, salas de atendimento jurídico e ao advogado, sala de reuniões, setor administrativo, sala da Caixa de Assistência ao Advogado, biblioteca, além de sistema de segurança.

Ao público presente foi apresentada uma exposição de obras dos artistas Adilson dos Santos, Adelson do Prado e J. Murilo. As diversas salas receberam os nomes dos advogados Orlando Leite, Nilton Gonçalves, Emanuel Machado Lopes, além da Biblioteca Iara Cairo.

O presidente da Subseção de Conquista, Fábio Macedo fez um relato detalhado de suas atividades e da aquisição da nova sede que tem um espaço reservado para a prestação de serviços sociais à comunidade. De acordo com ele, Conquista que tem 700 advogados filiados, dos quais 350 na ativa, incluindo os municípios de Anagé, Cândido Sales, Encruzilhada, Planalto e Poções, conta agora com uma das melhores e mais modernas subseções do interior do Estado.



2 comentários:

AFRANIO GARCEZ disse...

É verdade sim. Agora a classe dos advogados possui a sua casa, que é bom seja frisado é a mais bela que eu conheço e a também a mais bem equipada. O Dr. Fábio Macedo está de parabéns com toda a sua diretoria pelo seu empenho em conseguir tão almejado sonho. Parabenizo também o amigo, Dr. Saul Quadros, que foi peça importante para a realização deste sonho, agora realidade, e de igual maneira aos homenageados. No entanto, faço uma pequena ressalva, e espero que seja devidamente respeitado, no meu comentário, muito embora, no dia da solenidade eu não estivesse aqui na Comarca, para ir a inauguração, que eu tanto sonhei, e que pretendo escrever um artigo a cerca deste assunto, é que nem sequer falou-se ou foi registrado o nome de qualquer advogado crminalista atuante na Tribuna do Júri desta Comarca, como é o caso dos Drs. Djalma Nobre, Gelci Gusmão, Evandro Gomes Brito, Gutemberg Macedo Filho, e o menor deles, que é o meu, e olha que no ano da fundação da OAB em Vitória da Conquista, todos estes nomes, com exceção do Dr. Gutemberg Macedo Filho, estavam lá, inclusive eu, que já era estagiário. Acho, que nesta parte ocorreu um escuro, ou uma falha de comunicação, ou da OAB, ou das reportagens, e estou me referindo aos advogados que ainda estão vivos. Gostaria de deixar registrado tal fato neste comentário.
Afranio Garcez - Advogado (com especialização a nível de pós-graduação "latu sensu", em "Novos Direitos e Direitos Emergentes" pela UFSC/UESB.

AFRANIO GARCEZ disse...

Somente àtítulo de esclarecimento há mais nomes notávéis de criminalistas, em nossa cidade, que levam militam assim como eu, em outras comarcas, sempre deixando o nome de nossa cidade, e somos muito bem quistos e respeitados em todas elas. Também informo, que me formei em Direito pela UFBª, em 14/01/1984, e prestei compromisso na OAB, no dia 17/08/1984, pois houve um período de greve, de quase um ano, o que atrasou a colação de grau de todos os concluintes de todos os cursos no ano de 1983 (o ano que não tivemos nada a fazer), a não ser ficar fazendo cursos que surgiam em outras em Instituições de Ensino Superior como foi o meu caso.
Afranio Garcez.