domingo, 18 de outubro de 2009

O homem do protocolo


Na tarde deste domingo (18), presenciamos um fato irretratável, uma criança passou mal no SESC durante os festejos ao Dia dos Comerciários. Prontamente os cidadãos chamaram a SAMU, mas um homem identificado como “medico controlador” disse que não poderia atender porque todas as unidades estavam em campo.
.
Mas como esse humilde blogueiro tem na veia o vírus da desconfiança, fui à central SAMU conversar diretamente com o homem do protocolo.
.
E eis o que encontrei, um pátio lotado das nossas vermelhinhas parecia até uma concessionária nos dia de queimão total!
.
Nós cidadãos somos hipossuficientes, não temos condições diretas de coibir esse tipo de omissão a dignidade e integridade humana, por isso pedimos a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Saúde, e até ao Ministério Público que tomem providências, pois pode chegar o tempo que o PROTOCOLO pode matar muita gente!

13 comentários:

Anônimo disse...

"Vontade" politíca dispensa protocolo.

Anônimo disse...

Brasil!!! Esse é o nível do nosso Brasil gente!!!! Governo só quer encher o bolso!!! e quanto a oferecer saude de boa qualidade NECA!!!!

Anônimo disse...

Gostaria de informar ao Sr Anderson que ele não possui o "vírus da desconfiaça", mas sim o vírus da ignorância e da falta de conhecimento de como funciona o SAMU 192. Esse serviço funciona mediante protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, no qual o Médico Regulador e não "controlador", como disse o equivocado blogueiro, tem autonomia e autoridade legal para enviar ou não qualquer viatura desse serviço. Mas só para esclarecer a população, o SAMU 192 consta de 4 viaturas de Suporte Básico( + 1 para transporte intermunicipal) e 1 viatura de Suporte Avançado,sendo que 1 básica e a ambulância avançada estavam em ocorrência. Essas 5 referidas ambulâncias, fotografadas no pátio do SAMU 192, sem prévia autorização, uma delas havia acabado de chegar de Salvador, outra estava com defeito mecânico aguardando a segunda-feira para ser encaminhada para manutenção e as três últimas visualizadas estavam inoperantes devido suas macas estarem RETIDAS nos hospitais por conta do atendimento prestado anteriormente e a super lotação nos pronto-socorros. O Protocolo do Ministério da Saúde preconiza que não se pode conduzir nenhuma vítima, seja de trauma ou agravo clínico, sem as referidas macas.Lembrando a população em geral que o 192 está inteiramente disponível para servi-la 24h por dia.

Anônimo disse...

Um absurdooooooooooooooo isso!

Paulo disse...

Acredito que houve algum equívoco, pois já fui atendido pelo serviço e só tenho elogios a dizer sobre equipe, que é muito treinada e eficiente.

Bach disse...

Há algo de errado nesta história ou houve muita infelicidade no comentário, pois , se há um setor que funciona na prefeitura esse setor é o SAMU 192.

Anônimo disse...

Devido a falta de viaturas para prestar atendimento no horário solicitado, o médico regulador orientou o solicitante a conduzir a criança por meios próprios para ser atendida em algum hospital. Numa cidade do porte de nossa, 5 ambulâncias são responsáveis por atender as zonas rural e urbana e cabe ao médico regulador decidir para onde e quando enviar essas viaturas. Em virtude do número limitado de veículos, pode acontecer de algum paciente não receber atendimento imediato, mas isso não é falta de competência da equipe do SAMU 192, trata-se apenas de um serviço cuja demanda é muito maior do que o suportável pela equipe. O Sr Anderson pode entrar em contato com a equipe do SAMU ou da secretaria de saúde para consultar essas informações e saber que o médico não agiu de má fé em momento algum.

Anônimo disse...

Acho que a população é muito grande para o pouco número de ambulâncias ou aumentar os leitos nos hospitais ou aumentar a rede hospitar. Acredito que esse " passou mal" é muito pouco, dá pra ir para o hospital por terceiros. O samu é para atender casos graves, acredito eu. Pois já fui acidentada e atendida rapidamente pelo serviço, sou favor do Samu 192.

Anônimo disse...

Venho através deste blog confirmar a denûncia feito pelo internauta,que ontem pela manhã solicitei o SAMU, para um rapaz que caiu do cavalo e a resposta a minha solicitação foi a mesma.
Então que sistema é este????
Não tente explicar o que é obvio.

Anônimo disse...

O SAMU 192 de Vitória da Conqusita é um dos melhores SAMU 192 da Bahia,experiente,com equipe muito qualificada ,inclusive o médico regulador (e não médico controlador),que de rotina atende casos graves em nossa cidade e literalmente salvam vidas e aliviam sofrimento.Não tenho outra expressão para qualificá-los com heróis anônimos.Acho irresponsável a colocação sensacionalista feita no Blog pelo senhor Anderson sem se inteirar do que realmente estava acontecendo ( 03 ambulâncias com macas retidas e portanto inutilizaveis , 01 com defeito mecanico e outra que acabara de chegar de viagem).O serviço 192 tem limitações e obviamente quando as unidades móveis estiverem ocupadas o solicitante deve optar por ligar para o 193 ,ir por meios próprios ou aguardar liberar uma ambulãncia se o agravo a saúde permitir.Aproveito a oportunidade para PARABENIZAR o atendimento feito pelo 192 em acidente no anel rodoviário ontem a tarde.

Ana Maria disse...

Concordo com o comentário do Bach. O SAMU é o unico setor público da cidade no qual nunca faltou médico! Quantos cidadãos conquistenses já sofreram algum tipo de acidente ortopédico em plena sexta-feira e só conseguiram atendimento na segunda? Quantos já ficaram sem atendimento médico por só haver médico no pronto-socorro do hospital de base e o mesmo estar superlotado? Quem aqui não conhece alguém que ja foi até o Hospital Unimec (cujo pronto-socorro é de responsabilidade da prefeitura) e não encontrou médico para atendê-lo (fato esse que ocorre rotineiramente..)?
O medico regulador tem a dificil tarefa de enviar o veiculo para determinada ocorrencia e decidir qual o tipo desse veiculo, tudo isso baseando-se nas informções prestadas pelo solicitante. O que vemos constantemente são pessoas solicitando ambulancia para pacientes que poderiam ser transportados por outro veiculo, apenas para entrar mais facilmente nos hospitais, em linhas gerais: querendo furar a fila! Não to dizendo que esse é o caso da criança do SESC. Grande parte da população não entende para que serve o 192 e este serviço acaba ficando sobrecarregado devido à superlotação dos hospitais. Como um dos anônimos citou acima, o serviço é proibido de prestar atendimento sem maca. Então, por exemplo, se um acidente grave acontece e a vitima é conduzida a um hospital que está cheio e não possui nenhuma maca livre, a maca do serviço fica retida até que o paciente seja acomodado em outra maca, esse veiculo só poderá fazer atendimentos quando estiver de posse da referida maca (essa liberação da maca às vezes demora minutos ou até horas). Por isso fica a dica: quando for ligar para o SAMU siga as orientações do médico e passe as informações necessarias, não é preciso ser da area de saude pra saber se um paciente esta se mexendo, se ele conversa, se está confuso. A partir dessas informções o médico poderá avaliar a gravidade do caso e enviar a ambulância básica ou até mesmo o suporte avançado. Fatalmente pode ocorrer de todas as ambulancias estarem em atendimento e acontecer uma ocorrência que precisaria de uma viatura do SAMU, aí não tem outro jeito, o mais prudente é encaminhá-lo imediatamente ao hospital, caso não haja veiculo nesse local, só resta aguardar a liberação de alguma ambulancia para prestar esse atendimento. É facil entender que no calor da emoção qualquer segundo parece uma eternidade, mas saibam, a equipe do 192 é feita de pessoas HUMANAS e que não tem a finalidade de prejudicar ninguem, pelo contrário, o intuito é salvar vidas! Dar o atendimento mais rapido possivel, dentro das possibilidades do serviço! Fica o recado.

Anônimo disse...

Não adianta querer tentar passar a culpa para o Anderson, a fotografia só, por si mesma já fala tudo. Se nos hospitais e postos médicos de nossa cidade, não se pode fazer sequer um simples curativo por falta de material adequado, o que dirá do péssimo atendimento que é prestado pelo serviço do SAMU 192.

Anônimo disse...

O tal do protocolo tá matando é muita gente, e a nossa população iludida e mal informada não sabe. Conquista é agora a terra do um dia já teve, e o pior é que ainda atacam o pobre Anderson, rapaz simples, honesto e que possui mais serviços prestados a nossa cidade, que muito dos "puxa-sacos" de plantão, que tentam fazer uma defesa do indefensável.