terça-feira, 6 de outubro de 2009

Banco de Sangue do HBase luta por mais doadores

O Banco de Sangue do Hospital de Base de Vitória da Conquista funciona há 13 anos e atualmente cota com 01 médico, 03 enfermeiros e 03 bioquímicos; 10 auxiliares de enfermagem; 02 técnicos de laboratório e 04 auxiliares administrativos, estrutura adequada para 30 coletas diárias.

Mesmo assim, o banco, que pode atender 4 doadores simultaneamente, está com número de doadores muito abaixo do necessário para atender as demandas do hospital. Apenas 1% da população é doadora no município são doadores de sangue, como informa Anne Fátima da Silva Sousa, coordenadora do Banco de Sangue.

A doação é um ato de solidariedade, e na maioria das vezes, decisiva para a preservação da vida de pacientes internados no HGVC e em outras unidades para as quais são prestados o serviço, como o Hospital Municipal Esaú Matos, de Vitória da Conquista, e ainda os hospitais municipais dos municípios de Barra do Choça, Cândido Sales e Belo Campo.

O HGVC é uma unidade de alta complexidade, com três UTI’s e referência em emergência, mas o número de coleta de sangue realizado é insuficiente para atender a demanda. São coletadas em média 260 bolsas mensalmente, quando o ideal seria 350, sendo que cada bolsa de sangue pode atender até quatro 4 pacientes.

O déficit aponta para a necessidade da intensificação do trabalho de captação de doadores de sangue, que neste ano, até o momento, realizou três coletas externas, com parceria estabelecida entre FTC, UFBA, SESI e com os municípios de Cordeiros e Itambé.

Segundo Anne Fátima, além das coletas realizadas, “existe um trabalho contínuo de sensibilização da população quanto a importância da doação voluntária de sangue, com a promoção de palestras, panfletagens e entrevistas em rádio e tv’s locais, além da colaboração do serviço social da unidade na captação intra-hospitalar e de doadores de sangue (ligados ao paciente internado), concluiu”.

Em box

Ato seguro

Doar sangue é um gesto de solidariedade e seguro. Todo material é descartável e o procedimento é realizado por uma equipe devidamente capacitada.

Pré-requisitos

• Estar saudável
• Idade entre 18 e 65 anos
• Peso igual ou superior a 50 kg
• Não ter ingerido álcool
• Estar alimentado
• Repouso de 6 horas no dia anterior à doação
• Documento oficial com foto, carteira de identidade, habilitação ou de trabalho

Em Box

Lei 1075 de 27/03/50 garante ao trabalhador folga de um dia a cada 12 meses, sem prejuízos da remuneração, por realizar a doação de sangue.

Nenhum comentário: