sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Empresário anuncia a construção de um Hotel Ibis em Vitória da Conquista


Presidente da Accor Hospitality na América Latina, trabalha há mais de 30 anos na rede francesa e hoje coordena as bandeiras – Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis, Parthenon e Formule 1 comandando 142 hotéis no Brasil e 20 unidades na América Latina, num total de 2.500 apartamentos.

Bonadona gentilmente atendeu o Diário do Turismo e respondeu, via e-mail, as perguntas enviadas pelo editor Paulo Atzingen. Entre os assuntos destacam-se, a importância que a rede dá às ações ambientais em seus hotéis, a venda do Sofitel Salvador à rede Deville e os lançamentos da rede na Bahia e, também, a queda que a Accor vem tendo no market-share do Fórum de Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc). Confira abaixo:

Diário - O Sebrae e a Abav Nacional lançaram no início deste mês o Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas - ProAgência II que objetiva a capacitação de mão de obra das agências de turismo. O senhor acha que o agente de viagens hoje sabe comercializar (e vender) diárias de hotéis?


Bonadona - Sim, porém o setor hoteleiro poderia colaborar mais efetivamente no treinamento destes agentes em relação a políticas de preços, promoções, etc. As agências de viagem são um canal de distribuição muito importante dentro do portfólio da Accor Hospitality, ambiente em que a internet também vem apresentando um crescimento positivo. Prova disso são as campanhas de incentivo direcionadas, como a Reserva Certa, que até o final de agosto paga uma comissão de 13% às agências. Em breve teremos novos projetos dedicados a este público.

Diário - O Fórum de Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc) - apresentou na semana passada a análise de vendas das 25 associadas, relacionada ao primeiro semestre de 2009. A rede Accor, entre as grandes marcas, lidera com 9,28%. No entanto, essa liderança vem decrescendo: no primeiro semestre de 2007 o Market Share da Accor era 13,8% e no ano passado 13,4%. O que está acontecendo?


Bonadona - É um movimento esperado, visto que nossos principais clientes que tiveram queda de volume (montadoras, empresas de consultoria etc.) são atendidas por essas agências. A queda do volume total de negócios do Favecc comprova este movimento, contudo, estamos muito otimistas para o 2º semestre e temos um canal de diálogo aberto com a entidade.



Diário - Se fala muito em turismo sustentável e ações de meio ambiente no meio corporativo. Quais as ações da rede Accor na América Latina nesse sentido?


Bonadona - Desde 2006, a Accor Hospitality tem o programa Earth Guest, com duas áreas de abrangência: EGO e ECO. O eixo EGO é a sociedade: proteção às crianças; desenvolvimento social; alimentação e saúde. O Eixo ECO cobre o meio ambiente, com energia, água, lixo e biodiversidade.

Somos pioneiros na área ambiental com a aplicação da Carta Ambiental em nossos hotéis. São 65 itens voltados à gestão de água potável e reutilização, economia de energia, reciclagem dos dejetos , uso de produtos biodegradáveis, dos quais pelo menos 50% dos itens devem obrigatoriamente ser realizados como meta em nossos hotéis. Painéis solares também garantem a economia de energia na produção de água quente, gerando cerca de 30% de economia por ano. Estamos também colaborando com a campanha “um bilhão de árvores' do programa das nações unidas para o meio ambiente.

Além disso, nossa rede Novotel é pioneira em adquirir a certificação Green Globe, específico para o turismo sustentável. Nossa rede ibis também tornou-se a primeira rede de hotéis no mundo a conquistar a ISO 14001, certificação baseada na redução de resíduos, consumo de água e energia.

Diário - O senhor poderia dar mais detalhes sobre a venda do Sofitel Salvador?

Bonadona – Essa venda nada mais é que a conseqüência do plano de reestruturação e de reposicionamento mundial da marca Sofitel. O investimento para adequar a unidade Salvador aos novos requisitos exigidos pelo grupo Accor não foram considerados estratégicos neste momento, nem a mudança do hotel para outra bandeira da Accor Hospitality. O empreendimento de 206 apartamentos passará a ser operado pela rede hotéis Deville a partir de 1º de outubro de 2009. A Accor Hospitality confirma a continuidade de seus investimentos no Estado da Bahia. Até 2012 devem ser inaugurados um hotel Mercure de 324 apartamentos e um ibis de 220 unidades na cidade de Salvador e outro ibis em Vitória da Conquista, com 80 apartamentos.




2 comentários:

AFRANIO GARCEZ disse...

Que sejam bem vindos, e aí está a prova de que a iniciativa privada tem feito mais por nossa cidade, que os poderes públicos. É somente pensar da seguinte maneira: ninguém, nenhum empresário irá se estabelecer em qualquer lugar, somente irá fazê-lo em locais onde há retorno garantido. É para isso que existe antes de mais nada um estudo minucioso de viabilidade econômica. A rede Sofitel com certeza, no ano de 2012 verá uma Vitória da Conquista, com uma população de aproximadamente ( sem exageros) de quase ou mais de 500.000 habitantes, isso sem contar, com o número cada vez maior de empresários e turistas que todos os dia vem à nossa cidade, que além de um forte comércio, também é um forte polo educacional.Imaginem também o número de empregos que um empreendimento deste porte trará para nossa cidade, primeiro na área da construção civil (temporários) e depois os efetivos para o funcionamento do Hotel, como nutricionistas, garçons, arrumadeiras etc. É assim que estamos progredindo. Afranio Garcez.

Anônimo disse...

De fato, um empresário desse porte - além de promover o desenvolvimento da região, ainda motiva novos empreendimentos de outros empresários e do "poder" público.RGS.