Por César Damascena
Vitória da Conquista descobriu na trilha ecológica bons motivos para manter a saúde perfeita e também para contemplar a natureza e tudo isso em cima de uma bicicleta, ou melhor de bike, comumente chamada.
A nossa cidade sempre revelou grandes atletas em todos segmentos esportivos, atualmente o futebol , tem sido grande motivo de satisfação para os conquistenses. Mas nem só de futebol a maior paixão nacional mexe com os conterrâneos, o handbol, basquete, voleybol, futsal, atletismo, entre outras, nos credenciam como uma das cidades mais importante do nosso estado em revelar atletas de ponta. Com passar dos tempos foi se descobrindo várias outras modalidades esportivas, entre elas o ciclismo, não só pela competição, mas também pela excelente prática esportiva.
Depois do surgimento da categoria do mountain bike, fez com que as pessoas redescobrissem a bike e acabaram formando outros grupos nas mais variadas categorias, desde super-cross a enduros e passeios ecológicos.
Há mais ou menos 5 anos, Conquista ganhou um grupo chamado de os línguas de fora, criado apenas por diversão e também para os seus participantes saírem da rotina de uma cidade grande. Mas a brincadeira foi crescendo e hoje conta com um grupo de 30 participantes de variadas idades, mas com a mesmo interesse, a procura de novas emoções, levando a trilhas desconhecidas, são vales, montanhas e despenhadeiros, provocando momentos de rara beleza e logicamente a contemplação da natureza, um dos motivos que levam os aventureiros sempre buscar novos caminhos a serem trilhados.
Um dos motivos que levaram Maílson do Prado a descobrir a categoria, foi por prescrição médica. “Tinha feito uma cirurgia no joelho e o médico indicou como parte da recuperação além de fisioterapia, uma modalidade esportiva que fizesse o joelho movimentar-se bastante”. Aliado a tudo isso é emocionante trilharmos por caminhos desconhecidos e poder contemplar a natureza, diz, Maílson.
Já Edson do Prado, fundador do grupo “Os Linguas de Fora”, a criação do passeio ecológico se deu por conta para sair do stress, da rotina da cidade grande e também pela excelente maneira de praticar esporte além do contato com a natureza Outra preocupação do grupo é a questão da natureza, por onde passamos estamos presenciando a degradação do meio-ambiente. Inclusive quando estamos na trilha, os alimentos por nós consumidos trazemos de volta e também coletamos garrafas pet, papel, plásticos para minimizar os efeitos que esses produtos fazem na natureza.
Um dos roteiro da viagem passa pelo distrito da Limeira, antigo desvio construído quando a Serra do Marçal esteve interditado durante seis meses, descidas e subidas íngremes, são os ingredientes que o grupo encontra. Através das trilhas o nosso grupo já visitou cidades como Itambé, Poções, Planalto, Itapetinga e Caatiba. A próxima viagem do grupo será a cidade de Iguaí. Naldo secretário de esportes nos fez um convite especial, para visitar as grutas, morros e cachoeiras da cidade, diz Edson.
NOVIDADE
O grupo promete inovar, estamos pensando em criar a trilha do baton, são esposas, noivas, namoradas e amigas que simpatizam pelo esporte e também para dar um toque feminino ao passei ecológico.
Quem tiver interessado em participar do grupo os línguas de fora, pode entrar em contato com Edson do Prado, na Casa das Chaves ou ainda pelos telefones: 3422-1907 ou 3082-0409.
Por César Damascena


2 comentários:
Cesar,
Você a cada dia melhor e trazendo novidades para os Conquistenses. Parabéns!
Ezequiel Sena
seu texto está ótimo Cesar parabéns
Postar um comentário