Por Benjamin Nunes Pereira*
Estive recentemente no Sul do País em visita algumas cidades e fiquei encantado com a beleza e os costumes daquele povo, olha que já viajei para alguns Estados do nosso querido Nordeste, com suas praias encantadoras, o povo maravilhoso e uma culinária de dá inveja a qualquer um, mas passar alguns dias naquela região é uma maravilha, principalmente na Serra Gaúcha, dá-se a impressão que a gente não está nem no Brasil. O meu ponto de apoio foi Gramado, cidade que faz jus ao nome, pela grande quantidade flores, árvores e muitas hortênsias, tanto nessa cidade como na sua vizinhança, tem-se até uma rua das hortênsias nessa localidade.
Por lá tem uma festa muito interessante que vem gente de várias cidades do Brasil e do exterior, quando acontece entre dezembro e janeiro que é o Natal Luz Solidário, com várias apresentações como: Fantástica Fabrica de Natal, Auto de Natal, A Arca de Noé, os cantores tenores no Lago Negro, Nativitaten, o Acendimento das Luzes entre outras e, diga-se de passagem, cada apresentação melhor que outra.
A Serra Gaúcha possui uma das melhores qualidades de vida do Brasil. E ela está presente em toda sua infra-estrutura turística. É por isso, quem visita a região vai encontrar um bom atendimento e excelentes serviços em todos os hotéis, restaurantes e atrações turísticas visitadas. O visitante na sua maioria se apaixona por tudo aquilo que a Serra Gaúcha oferece de melhor.
O clima muito saudável da montanha pode-se somar com as matas nativas, cascatas, flores, paisagens inesquecíveis, a culinária, o artesanato, o chocolate caseiro, as melhores malhas e os melhores vinhos.
O Parque do Caracol e o Teleférico em Canela e atrações como Lago Negro, o Mundo Encantado, que é uma iniciativa familiar, surgiu a partir de um acervo de miniaturas de seu idealizador Moacir Foss, miniaturas feitas em 1970 e que ficavam expostas na praça de Gramado, no Natal.
Em 2003 surgiu o Mundo Encantado e são mais de 150 réplicas em miniaturas (serrarias, moinhos, vinícolas, marcenarias, ferrarias), construídas artesanalmente em madeira, numa proporção 15 vezes menor que o original e devido a riqueza de detalhes cada miniatura leva em média dois meses para sua conclusão.
A atração principal são duas réplicas do trem Maria Fumaça, que foi o meio principal de ligação de Gramado e Canela a capital Porto Alegre de 1921 a 1963.
Em suma, tive o prazer de ficar até o último dia das festividades, quando no dia 11 de janeiro de 2009, aconteceu a última atração do Natal Luz, que foi o Grande Desfile de Natal, que encerrou a temporada no domingo às 21h30min. na Avenida das Hortênsias. O cortejo teve a inspiração nas paradas da Disney e contou com a participação de 500 pessoas que representaram os personagens da fé cristã.
É um passeio magnífico e fascinam as pessoas que lá chegam. Portanto, quem tiver oportunidade não deixe de visitar essa região.
*Benjamin Nunes Pereira é Funcionário do Bradesco S.A e Diretor de Assuntos de Raça e Etnia do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Licenciado em História, com Pós-graduação em Antropologia com Ênfase na Cultura Afro-brasileira. E-mail: bnp@bancarios.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário