sexta-feira, 6 de março de 2009

Dengue: delegacias podem ter focos de mosquito

Pátio do DISEP assusta população
x

Em Vitória da Conquista, os focos do mosquito transmissor da dengue podem estar nas delegacias de polícia. É que os pátios estão cheios de veículos apreendidos. Sem cobertura, os carros acumulam água parada.

Uns ainda estão em condições de uso, de outros só restaram as carcaças. São dezenas de veículos apreendidos pela polícia depois de ter sido roubados, furtados ou usados na prática de crimes, como transporte de drogas e assaltos. Depois de perícias, alguns são devolvidos aos donos, mas outros não são liberados por autorização da Justiça.


'Os veículos que estão a disposição da Justiça só terão um destino ao final do processo quando o juiz determinará se o veículo será leiloado ou então restituído para os proprietários', disse o delegado Cléber Rocha.

Os carros tomam espaço nos pátios das delegacias porque em Vitória da Conquista não existe um lugar apropriado para guardar os veículos. De acordo com a Polícia Civil, na 1ª Delegacia e no pátio do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) cerca 200 veículos estão amontoados, escondendo um outro problema: os carros com as chuvas podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A água pode se acumular nas carrocerias e no interior dos veículos, já que muitos estão com os veículos quebrados. Pneus velhos também são comuns pelo pátio do Disep.

De acordo com a coordenadora do Centro de Endemias, Fabiana Cavalcante, há cerca de um ano é feito um trabalho de combate ao mosquito nesses locais, já que focos do Aedes Aegipty foram encontrados nos veículos. 'Nós fazemos um controle quinzenalmente com borrifação residual que é preconizado pelo Ministério. É uma forma de controle até o poder público alocar os carros de uma forma mais adequada'.

Nenhum comentário: