domingo, 8 de março de 2009

Bolsa Família desenvolve parceria com escolas municipais


Mais de 20 diretores das escolas municipais de Vitória da Conquista participaram na tarde desta sexta-feira (06) de um encontro com a coordenadora municipal de Inclusão Social, Vivalda Braga. O objetivo da reunião é manter o diálogo com as instituições de ensino, que abrigam crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

Na oportunidade, a coordenadora explicou o que é o Bolsa-Família, quais os critérios de inclusão, seus benefícios e condições e os principais resultados obtidos. Ela informou que Conquista tem 21.700 famílias cadastradas no programa, recebendo benefícios que vão de R$ 20,00 a R$ 182,00. Elas foram selecionadas com base nas informações inseridas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).


De dois em dois anos os cadastros precisam ser atualizados. A atualização deve ser feita este ano e para isso o programa quer contar com a participação das escolas municipais e estaduais. Na reunião, ficou decidido que, até o dia 15 de abril, as escolas cadastrarão os dados dos alunos, que estão no Bolsa-Família, e irão repassar estas informações para o PBF.

Nas escolas municipais, quando o aluno se matricula, ele informa se faz parte do programa ou não. Para o repasse do benefício, é necessário que o estudante freqüente 85% das aulas. De dois em dois meses, a Secretaria Municipal de Educação repassa a freqüência destes alunos para o PDF.

Para a diretora da Escola Mozart Tanajura/Vila América, Lenice Brasil, esse cadastramento vai beneficiar a organização do Bolsa-Família. “Esperamos ainda que o nosso trabalho proteja cada vez a seriedade do programa”, declara.

Sobre o encontro com os diretores, Vivalda Braga explica que a estratégia de gestão do PBF no município é a Rede Permanente de Diálogos: “Estabelecemos parcerias com os agentes de saúde, os coordenadores das unidades de saúde da família e também com a Educação, através dos diretores; e esse diálogo tem produzido resultados satisfatórios, pois esses parceiros estão mais próximos dessas famílias que o nosso programa atende”.

Prêmio – Em 2008, dos 692 municípios inscritos no 2º Prêmio de Gestão do Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social, Vitória da Conquista ficou entre os 22 finalistas premiados. A premiação foi sugerida devido a criação da Rede de Diálogo Permanente, pela Coordenação de Inclusão Social, que consiste na mobilização e articulação de parceiros para garantir as informações do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família (PBF) aos seus beneficiários para assegurar a atualização cadastral, o acompanhamento de condicionalidades da educação e da saúde e a diminuição das sanções aplicadas às famílias beneficiárias.


SECOM

Nenhum comentário: