segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Uma Transa Nota Mil


Francisco Silva Filho

x

Não sou adepto do hedonismo, não gosto de em minhas crônicas utilizá-las para falar de mim e de minha família e de meus antepassados; mas, fugindo um pouco desse meu perfil, vou falar o quanto eu sou demasiado preguiçoso. Sou preguiçoso para ir ao estádio, sou preguiçoso para ir a uma festa em dia de domingo e pasmem, quando o assunto é jogo na TV eu faço de tudo para não me sentar em frente dela, não gosto de assistir televisão, no máximo, ouço-a. Desta forma, eu me intitulo “maluco por rádio”; quando estou em casa, pego o meu radinho de pilhas para ouvir o meu futebol, se não for o caso de futebol, estou ligado na Rádio Mix ou na Banda B, se estou a dois (eu e minha esposa é claro!) estou sempre ligado na Rádio Ouro Verde FM.

Mas, não pensem que eu ouço só essas rádios, concomitantemente, eu ouço as minhas rádios preferidas que estão no de favoritos na internet. E a rádio show que nos dias atuais leva em alto e boa qualidade o som da nossa cidade aos quatro contos do mundo (se é que o mundo tem esquinas e cantos) é a Rádio Transamérica Hits. O povo conquistense e região foram espetacularmente premiados com a nova cara da Transamérica no quesito que nós mais sofríamos que era transmissão de futebol. A participação da equipe de futebol da Super Transa trouxe, - não digo mais, pois, antes não havia – alegria e descontração nas transmissões. O Rádio em Conquista parece que ressurge, e parece ressurgir com um perfil de altíssimo profissionalismo; as transmissões das partidas de futebol que a cada dia se fortalecem, mostra mais e mais as qualidades dos profissionais nelas empenhadas.
Quando eu disse que eu prefiro ouvir o rádio a assistir a TV, disse isso apostando na qualidade dos locutores e comentaristas; pois, um bom locutor, que seja vibrante, desenrolado e de boa dicção, um bom comentarista e bons auxiliares de pista, faz do jogo um espetáculo à parte do que a TV consegue mostrar. Estão de parabéns os diretores da Transamérica aí em Conquista, a aposta foi vencedora, pois, quem tem um locutor da qualidade do Walter Luiz – em breve, é desejo meu conhecê-lo – está bem servido, eu o comparo sem qualquer bairrismo, com um admirável locutor da Rádio Banda B daqui de Curitiba que é o Walmir Gomes, também com o Oswaldo Maciel (o Maciça, assim, carinhosamente chamado pelos colegas da Rádio Globo de São Paulo); entretanto, o Fera da Bola ganha desses dois em um quesito que ambos não tem, o grande Walter é um excelente comentarista, ele permeia as suas narrações com comentários sempre pertinentes. Da mesma forma, não vou me descuidar e esquecer o grande batalhador dessa conquista da Transamérica: o Edmundo Vieira, ele está fazendo um excelente trabalho de auxiliar de pista, assim como o Walter, ele também tem se revelado um bom comentarista, parabéns Edmundo! Quem nasceu filho de rei, com certeza é príncipe, esse tem pedigree! Refiro-me ao Maciel Júnior a quem eu costumo em meus escritos chamá-lo de “Maciça” em referência ao Oswaldo Maciel da Globo São Paulo, Maciel Jr. Maciel, onde que você estava mesmo? Quanto desperdício hein? Cara, você é o bicho na pista, não vou compará-lo a ninguém, cada um nesta profissão tem a sua característica, mas, o Cléber Leite se estivesse na ativa, e não, ajudando a afundar o Flamengo, estaria com as barbas de molho.
O elenco de astros da Super Transa não para por aí. Que tal falar do nosso querido Chico Medonho? Xará, você faz essas transmissões transbordar em talentos! As suas participações e as vinhetas fazem o ouvinte delirar, é demais! Com as suas intervenções sutis e sempre pertinentes o José Nilton dá um show de informação pelo mundo do planeta bola; o Neto Comander, não fica atrás (viu aí, Chico Medonho?) sempre na linha de frente com as melhores entrevistas no meio da galera. E o professor Gilmar, com uma participação apenas de, digamos, “freio de língua” do Chico Medonho, faz o coroamento do espetáculo. Bom, como nem tudo está completo, eu diria que, para fazer companhia ao Chico Medonho, tanto nas transmissões esportivas como no Transmania nas nossas tardes conquistenses, eu indicaria o Chuchu Beleza da Rádio Mix, que, incorpora o “Incrível Rosca”.

Francisco Silva Filho


Nenhum comentário: