quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fuga em massa no Disep

Juscelino Souza, A Tarde
x
Dos 11 presos que escaparam por um buraco no teto da carceragem do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) na madrugada desta terça-feira, 20, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, apenas Orlando Arcanjo do Carmo foi recapturado.

Os demais foragidos - Marcos Oliveira de Carvalho, Jean Pierre Oliveira Gonçalves, Alex Barros Santos de Oliveira, Roneclei Sales de Oliveira Alves, Tiago Santana de Jesus, Washington Luiz Rocha, Marcos Vinicius Felix dos Santos, Paulo Roberto Araújo dos Santos, Jéferson Coelho da Silva e Tiago Vieira Souza - são procurados pela região.

As buscas são feitas por equipes da polícia civil, PM e Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesg).

Assim que o alarme foi acionado, policiais da Companhia Especial Tático Operacional (CETO) entraram em ação e cercaram a unidade prisional, evitando a fuga do restante do grupo. Pelo menos 100 presos estavam encarcerados nas quatro celas, cuja capacidade é para apenas 16 pessoas.

Os demais presos foram colocados na área externa sob a vigilância dos policiais militares enquanto o pessoal de apoio do Disep fazia a revista nas celas. Foram encontradas barras de ferro e parte da grade que foi arrancada para escavar o buraco e dar passagem ao grupo.

O coordenador regional de Policia Civil, delegado Odilson Pereira, disse que a fuga já era anunciada por causa da precariedade da carceragem. Pereira enfatizou que todos os órgãos ligados à segurança na cidade, a exemplo do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Policia Militar, já tinham conhecimento da situação.

Disse, ainda, que as instalações do Disep passaram por uma recente perícia. Foi constatado, segundo o delegado, que não existe condição de o local abrigar presos. No final da tarde, 29 presos foram transferidos para a carceragem da 1ª Delegacia, no bairro Alto Maron e o restante, para o Presídio Regional Nilton Gonçalves, no Bairro Comveima.

Nenhum comentário: