terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Wagner faz balanço de ações na área da educação

A última edição de 2008 do programa de rádio Conversa com o Governador destaca a Educação dos baianos. Ao fazer um balanço dos dois primeiros anos de gestão, Jaques Wagner cita, dentre as ações desenvolvidas na área, o Programa Todos pela Alfabetização (Topa), a educação profissional, a construção de escolas e melhorias no ensino superior. "Educação é prioridade do nosso governo. Toda área social é prioridade do nosso governo", afirma.

O governador garante que a meta do Topa é alfabetizar até 2010 aproximadamente um milhão de pessoas. Para a segunda etapa do programa, implantado em 411 municípios, estão matriculadas 304 mil pessoas e cadastrados 27 mil alfabetizadores. O programa Conversa com o Governador está disponível na página de comunicação do governo da Bahia www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328.

Outra ação enfatizada por ele é a educação profissional que, em 2009, pretende atender a mais de 30 mil jovens. "O ensino profissionalizante é fundamental, principalmente, para as famílias de menor poder aquisitivo, de menor renda, por que o menino pode terminar o ensino fundamental e o ensino médio, fazer o ensino profissionalizante e, portanto, já ter uma condição de disputar o mercado de trabalho antes de chegar a uma universidade, que pode ser o objetivo", lembra.

Sobre a infra-estrutura das escolas, o governador observa que 19 unidades de ensino foram construídas em todo estado, uma delas destinadas à educação indígena, implantada no município de Rodelas, e que outras 48 devem ser concluídas até o fim da gestão. Wagner ressalta também que as universidades estaduais conseguiram encerrar 2007 e 2008 com todas as suas contas devidamente quitadas. "Estamos melhorando as condições de trabalho, por enquanto estamos qualificando para só depois começar a inaugurar novos cursos", frisa ao relembrar que recentemente foi aprovado o curso de Medicina na Universidade do Sudoeste Baiano (Uesb), em Jequié, e que o vestibular está previsto para o ano de 2009.

Wagner encerra o programa desejando um feliz Ano Novo a todos os baianos. "Desejo um começo de ano de muita tranqüilidade para os baianos e um 2009 de muitas realizações e progresso. É para isso que eu vou trabalhar. Eu e toda equipe do governo".

AGECOM

Nenhum comentário: