sábado, 27 de dezembro de 2008

Guilherme Menezes aponta os desafios da prefeitura de Vitória da Conquista


O prefeito eleito do município baiano de Vitória da Conquista, deputado Guilherme Menezes (PT-BA), em recente entrevista concedida logo após o resultado das eleições municipais do dia 5 de outubro, disse em entrevista ao Informes, site do PT na câmara, que sua gestão deverá dar prioridade, entre outras ações, à melhoria no serviço de saúde e o abastecimento de água. O petista foi eleito com 56% dos votos válidos do município.

Guilherme Menezes lembrou que, diferentemente dos dois mandatos anteriores, em que ocupou a chefia da prefeitura da cidade, a nova etapa administrativa, em seu terceiro mandato, será marcada por intensa cooperação com os governos federal e estadual, além da Câmara, agora com maioria de vereadores de sua base de apoio.

Leia abaixo a íntegra da entrevista com Guilherme Menezes.


Informes – Quais as principais metas e desafios para o seu mandato na prefeitura de Vitória da Conquista?

Guilherme Menezes - É a terceira vez que sou eleito prefeito de Vitória da Conquista, e é também a quarta vitória do Partido dos Trabalhadores. Nosso grande desafio agora é consolidar políticas que iniciamos no passado, como por exemplo: reduzir drasticamente a mortalidade materno-infantil e os altos índices de internação hospitalar pós parto. Hoje é preciso um choque de gestão nesta área de saúde. O município cresceu muito nos últimos anos e isso requer uma reorganização do atendimento hospitalar no sentido de humanizar cada vez mais o serviço. Agora é o momento de melhorarmos a gestão de cada unidade de saúde do município. Em número de médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, estamos bem atendidos, resta somente adequar isso às necessidades da população humanizando o atendimento.

Informes – Vitória da Conquista é um município com cerca de 300 povoados. Na área de infra-estrutura, o que precisa ser feito?

Menezes – Um dos grandes problemas para a região é a questão da água. Nossa água vem de outros municípios. Não temos nem água de superfície nem de subsolo. Um sonho antigo é a construção de uma barragem. Inclusive eu já levei um memorial descritivo para conseguir recursos do governo federal e construir o projeto, acredito que agora há uma relação de forças que permitirá essa construção. Precisamos atingir nossa independência no abastecimento de água para irrigar nossas plantações, atender a indústria e abastecer a população, que polariza cerca de 2 milhões de habitantes.

Informes – Qual a sua avaliação do desempenho do PT nas eleições municipais de 2008?

Menezes - O desempenho foi bom. Eu creio que o grande eleitor foi o governo do presidente Lula, que desenvolve políticas que focam diretamente a imensa maioria da população brasileira. Programas como o Luz para Todos, Bolsa Família, ProUni, Credamigo e o Pronaf, são iniciativas que entram nas casas das pessoas fora do viés político. Devido a isso, as pessoas, intuitivamente, recebem com simpatia os candidatos que estão ao lado do presidente Lula.

Informes – Do ponto de vista da governabilidade, qual é o cenário político da região?

Menezes – Eu já fui prefeito de Vitória da Conquista sem o apoio dos governos federal e estadual. Hoje existe um alinhamento com o presidente Lula e o governador Jaques Wagner. Temos pela primeira vez maioria na câmara de vereadores. Então há uma perspectiva positiva que sinaliza para a consolidação de políticas públicas e muitos outros avanços.

Fonte: Agência informes ( www.ptnacamara.org.br )


Um comentário:

Anônimo disse...

Bom préfeito, porém é sempre bom melhorar, empregos já!.J Dean