segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ex e atual prefeito da máfia dos Sanguessugas na têm bens bloqueados

O juiz federal João Batista de Castro Júnior, da comarca de Vitória da Conquista (BA), determinou o bloqueio dos bens e a quebra do sigilo bancário do prefeito e do ex-prefeito do município Presidente Jânio Quadros, José Conegundes Vieira e Hermes Bonfim Cheles Nascimento. Os servidores são acusados de improbidade administrativa, por participação no esquema conhecido como a máfia dos Sangessugas.

Também citado na denúncia do MPF (Ministério Público Federal) estava Ricardo Alves Santos, membro da Comissão de Licitação, mesmo cargo do atual prefeito à época das irregularidades.

O esquema envolvia deputados, prefeitos e empresários para desvio de verbas do Fundo Nacional da Saúde para comprar ambulâncias para diversas cidades por meio de convênios firmados com o Ministério da Saúde. As investigações, realizadas desde 2002, revelaram a prática, de crimes de fraude a licitações em todos os estados do país, possivelmente com exceção apenas do estado do Amazonas.

Sanguessugas em Jânio Quadros
Cheles, como prefeito, e Vieira e Santos, como membros da Comissão de Licitação, são acusados de fraudar o procedimento licitatório para esconder a compra superfaturada de duas ambulâncias, com recursos oriundos do convênio celebrado entre a prefeitura do de Presidente Jânio Quadros e o Fundo Nacional de Saúde. A irregularidade causou dano de R$ 133 mil aos cofres públicos

Segundo o MPF, o processo licitatório não contou com estimativas orçamentárias, mapas comparativos de preços, nem a devida publicidade, exigidos por lei. Também foi constatado que as ambulâncias estavam somente sendo utilizadas para o transporte de pacientes. Conforme estabelecido no plano de trabalho, os veículos deveriam ser usados também para atendimentos médicos.

Também tramita na Vara Federal de Vitória da Conquista uma ação contra o ex-prefeito de Piripá, Luciano Ribeiro Rocha, por desvio de recursos ligados à atuação da máfia dos Sanguessugas.


Última Instância Domingo, 28 de dezembro de 2008

Nenhum comentário: