segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Bombeiros lutam contra queimadas em Vitória da Conquista

Juscelino Souza, A Tarde
x
A semana começou com 10 grandes queimadas registradas na região de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. A maior delas, localizada nas proximidades do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi provocada no início da tarde desta segunda-feira, 3, e consumiu mais de dois hectares de vegetação.

Equipes do 7º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) estão mobilizadas para debelar as chamas, que também ocorrem ao longo da Serra do Periperi e do Poço Escuro, área de preservação ambiental com espécies nativas e animais silvestres.

De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), entre os principais causadores de incêndio nas matas estão as pontas de cigarro jogadas no chão, principalmente na estrada, e a utilização da técnica de queimada da vegetação para preparar o solo para o plantio, ainda bastante utilizada pelos agricultores.

O meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves, explica que há também as queimadas provocadas por fenômenos naturais. “A combinação entre a baixa umidade do ar, temperaturas elevadas e a ação do vento pode ser responsável por focos de queimadas também”, detalha.

Nenhum comentário: