segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Presos continuam foragidos da delegacia de Brumado

Juscelino Souza, A Tarde
x
Nenhum dos 14 presos que fugiram da Delegacia de Brumado, a 654 km de Salvador, foi recapturado até o momento. O grupo escapou na madrugada de domingo, 12, depois de passar por um túnel, aberto a partir de um vaso sanitário de uma das celas. Detentos de outras quatro celas vizinhas também fugiram.


Para chegar ao ponto de fuga, o grupo arrebentou dois cadeados em duas celas e serrou as grades das outras duas até chegar ao corredor e, depois, ao pátio externo. A fuga só não foi completa, com a evasão de todos os 34 homens detidos, porque os presos que estavam nas duas celas remanescentes preferiram ficar na cadeia.

Até o momento nenhum processo administrativo foi instaurado para se apurar responsabilidades. A delegada plantonista, que se identificou apenas como Alessandra, disse que não iria divulgar os nomes dos foragidos à imprensa.

A população está apreensiva porque desconhece a identidade dos fugitivos e teme se deparar com algum deles. Entre os presos que escaparam, há traficantes, homicidas e assaltantes, todos à disposição da Justiça. Os 20 que optaram por não fugir continuam encarcerados nas duas celas intactas.

A Delegacia de Brumado tem sete celas, com capacidade para 28 pessoas, mas estava com seis a mais. As precárias condições da carceragem têm facilitado fugas freqüentes, como as registradas nos últimos meses, com a evasão de mais de 10 presos.

Nenhum comentário: