quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Funcionário do STJ que perder peso vai ganhar prêmio em dinheiro


Emagrecer agora pode garantir um dinheiro a mais no salário. O desafio é do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Muitos funcionários toparam e já estão em guerra com a balança. São mais de 1,5 mil inscritos.

A concorrência é grande. Além do dinheiro, eles disputam tratamentos de beleza. Não é um spa – é o STJ que resolveu investir na saúde dos funcionários. Nutricionistas orientam também os exercícios físicos. O prêmio em dinheiro e os brindes serão pagos pela Associação dos Servidores do Tribunal.


Que tal perder peso e ainda ganhar dinheiro por isso? “Por que não? Ainda leva um troco”, diz

“É excelente, com certeza. Com uma graninha para ficar em forma e com dinheiro no bolso, você quer o quê?”, comenta o consultor financeiro Geraldo Felinto.

É o que o Superior Tribunal de Justiça está propondo aos funcionários.
Metade deles está acima do peso considerado saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo, 1,5 mil deles aceitaram o desafio e vão participar do concurso.

Os funcionários foram divididos em dois grupos: o dos obesos e o dos que só querem perder aqueles quilinhos extras. Quem emagrecer mais em cada uma das equipes ganha R$ 700 e sessões de estética.

“O prêmio vai ser meu”, garante uma funcionária pública.

“Você tem a competição interna entre os colegas de quem vai perder mais, o que você já comeu hoje e qual foi a sua vantagem de hoje. Isso incentiva muito a gente a perder peso”, conta a funcionária pública Déia Barros.

Há sete anos, o funcionário público Divino da Silva fez uma dieta e emagreceu bastante. Com o tempo, acabou engordando de novo, mas agora quer bater o recorde.

“Perder, pelo menos, dez quilos em dois meses é o meu objetivo. Não é mole, mas eu vou tentar”, acredita.

Para ajudar na dieta dos funcionários, o restaurante do STJ também entrou no programa. Lá praticamente não se faz mais fritura. Quase tudo é assado no forno. O consumo de óleo caiu de 400 litros por mês para 80 litros.

“É muito comum você ir no self-service e, quando vai comer berinjela, é berinjela frita, é quiabo frito, é couve refogada e isso tem muito óleo, muito mais do que a pessoa pensa. Ela pensa que está comendo salada”, aponta o nutricionista Aldemir Magabeira Junior.

Até a empresária Janete Frazão, dona do restaurante, entrou na dieta. “Já consegui perder quase cinco quilos em menos de dez dias”, calcula.

Segundo o IBGE, o número de brasileiros acima do peso aumentou. Quarenta por cento dos adultos estão longe do considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os nutricionistas alertam para a necessidade de tirar da dieta os alimentos industrializados, com alto valor calórico, e apostar mais em frutas e verduras.

Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: