terça-feira, 30 de setembro de 2008

Pesquisa destaca liderança do PT em Vitória da Conquista

Juscelino Souza, A Tarde
x
O eleitorado de Vitória da Conquista, 509 km de Salvador, ao que parece, continua acreditando no governo petista. Segundo pesquisa registrada no município, o candidato Guilherme Menezes tem 52,8% das intenções de voto. Encomendada pela coligação “Frente Conquista Popular” e realizada pela empresa Sócio Estatística, sediada em Itabuna, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob nº 206/2008.

Ainda segundo os dados apresentados, se a eleição fosse hoje, o segundo colocado, Hérzem Gusmão (PSDB) ficaria com 15,8% e Esmeraldino Correia (PDT), o terceiro a disputar a Prefeitura, teria 10,9% dos votos.

Eraldo Novaes (PSOL), cuja candidatura está em processo de recurso no TSE, foi lembrado por 0,4% dos entrevistados. Votos brancos, nulos e indecisos somaram 20,1%, porém se considerados apenas os válidos, Menezes teria, segundo a pesquisa, 61% da votação em 5 de outubro, o que representa o dobro da soma de todos os demais candidatos.

Na pesquisa espontânea, Guilherme Menezes teria 39,5%, Hérzem Gusmão também se manteria em segundo com 11,8%; Esmeraldino Correia ficaria com 6,8% e Eraldo Novaes, 0,3%. Os indecisos somaram 41,7%.


Ainda de acordo com a pesquisa, no quesito rejeição, Esmeraldino Correia teria 32,5%; Herzém Gusmão, 20,6% e Guilherme Menezes empataria com Eraldo Novaes, ambos com 17,8%.

Os pesquisadores ouviram 1.812 eleitores entre os dias 13 e 16 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em nota, a coordenação de campanha da coligação guilhermista avalia a pesquisa, destacando que a reação “não pode ser outra, senão a de que a população de Vitória da Conquista se reconhece nesse novo modelo de gestão”.

Bastou ser divulgada a pesquisa para que o clima ameno da campanha no rádio e na TV ganhasse novos contornos. Deixando de lado a apresentação dos projetos e programas de governo, o radialista Hérzem Gusmão, da coligação “A favor de Conquista”, encabeçada pelo PSDB, contestou o resultado, de viva-voz, dizendo não acreditar nos números anunciados.

Em tom de descrédito diante da larga vantagem anunciada pelo adversário petista, Gusmão invocou o passado, fazendo um comparativo da atual campanha municipal com a estadual, em que Wagner desbancou a vantagem de Paulo Souto.

O candidato sustenta que as vozes das ruas clamam pelo seu nome e que esta é a verdadeira pesquisa. “Pesquisa nem sempre é reflexo da vontade popular. Tenho notícias de que ganho em todas as enquetes realizadas”, disparou o ex-aliado petista e ex-garoto-propaganda da atual administração municipal.

No site oficial do candidato, uma provocação ao PT. “Será que os 50 mil votos de frente, somando os três candidatos, vai existir mesmo ou pode haver surpresa? Só as urnas poderão responder essas questões”.

Gusmão também se referiu à virada do mesmo PT no estado. “Vamos lembrar o exemplo de Paulo Souto, cujas pesquisas diziam estar eleito no primeiro turno e deu no que deu”, desconfiou. “Não se deixe enganar. Confie em sua própria pesquisa”, arrematou, em discurso à população.

O candidato Esmeraldino Correia, do PDT, por seu turno, prefere manter o discurso voltado à segurança pública, melhoria do transporte coletivo e, principalmente a bandeira da educação.

Desde que iniciou a campanha, Correia, coronel da PM e ex-comandante do 9º Batalhão, sediado em Conquista, faz alusões ao modelo educacional implantado por Leonel Brizola quando governador do Rio de Janeiro, citando ainda o ex-ministro Cristovam Buarque e Paulo Freire. O candidato Eraldo Novaes não se pronunciou.




2 comentários:

Anônimo disse...

Pelas minhas pesquisas - gravem bem! O dep. Guilherme Menezes, será o terceiro colocado.O candidato Esmeraldino, foi o que obteve, nesta reta final para as eleições, a maior pontuação!. Porém no total, ou seja desde o início da campanha, até o momento o candidato Hérzem, obtém um percentual maior! .J. Dean Pereira.

Anônimo disse...

O candidato Hérzen deveria também publicar a sua pesquisa! E por que não?O candidato esmeraldino deveria fazer o mesmo! A reação do tucano não está muito condizente com a sua postura de candidato sério e firme nos seus propósitos!Parece uma reação de desespero!Afinal ele teme o que? Sua plataforma teve tempo suficiente para encomendar e publicar sua própria pesquisa! E por que não o fez?