Um ano depois de ter realizado leilão para conceder à iniciativa privada sete trechos de rodovias federais no Sul e no Sudeste, o governo voltará a colocar estradas em licitação, desta vez na Bahia e em Minas Gerais. Na próxima quarta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá publicar o edital do leilão de 640 quilômetros dos trechos baianos das rodovias BR-116 e BR-324.
Em entrevista ao Estado, o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, disse que o leilão será realizado no dia 1º de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O vencedor terá o direito de operar os dois trechos das rodovias, que ligam Salvador a Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais. Vencerá a disputa o investidor que se propuser a cobrar a menor tarifa do pedágio, com um preço-teto fixado em R$ 2,80.
O teto foi reduzido em relação aos R$ 3,15 estimados inicialmente porque o Tribunal de Contas da União (TCU) mandou atualizar os estudos de tráfego das rodovias, que haviam sido realizados 2005. Como se estimou que um número maior de veículos passará pelos trechos, foi reduzido o teto do pedágio. Segundo o presidente da ANTT, a redução não afeta a taxa de retorno dos investidores. Quem vencer o leilão terá de investir R$ 2 bilhões para duplicar 550 quilômetros de estrada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Em entrevista ao Estado, o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, disse que o leilão será realizado no dia 1º de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O vencedor terá o direito de operar os dois trechos das rodovias, que ligam Salvador a Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais. Vencerá a disputa o investidor que se propuser a cobrar a menor tarifa do pedágio, com um preço-teto fixado em R$ 2,80.
O teto foi reduzido em relação aos R$ 3,15 estimados inicialmente porque o Tribunal de Contas da União (TCU) mandou atualizar os estudos de tráfego das rodovias, que haviam sido realizados 2005. Como se estimou que um número maior de veículos passará pelos trechos, foi reduzido o teto do pedágio. Segundo o presidente da ANTT, a redução não afeta a taxa de retorno dos investidores. Quem vencer o leilão terá de investir R$ 2 bilhões para duplicar 550 quilômetros de estrada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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