Desde o dia 2, os contribuintes individuais da Previdência Social podem agendar, gratuitamente, pelo telefone 135, o atendimento nas agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A nova modalidade de agendamento é oferecida aos trabalhadores autônomos e prestadores de serviço que contribuíram com a Previdência por meio de carnê.
Segundo o chefe do serviço de atendimento do INSS de Salvador, Luiz Alberto Freire, o agendamento traz “comodidade para o contribuinte, que agora tem a garantia de que será atendido no dia e na hora marcados”.
Em geral, os benefícios mais procurados pelos segurados são aposentadoria, requerimento de auxílio-doença e perícia médica.
Nas agências de Salvador e região metropolitana, cerca de cinco mil atendimentos são realizados mensalmente, 20% deles agendados.
“A expectativa é aumentar para 80%, chegando a 4 mil”, estima Freire.
EXPANSÃO – Ao todo, a Bahia conta com sete gerências executivas.
Vitória da Conquista possui a agência com o maior número de atendimentos diários – 600.
No total, 66% dos assegurados da região são da área rural. Para o gerente-executivo do município, Arlindo Neto, “o agendamento trouxe muitas melhorias. Primeiro, identificamos as principais demandas diárias, segundo, acabaram os intermediários, figuras muito comuns no interior, que, supostamente, conseguiam senhas para atendimentos em troca de favores”, conclui Neto.
Em março, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, anunciou o plano de expansão (Pex) da pasta, que prevê a construção de 720 novas agências do INSS em todo o País, até 2010. Todo município com mais de 20 mil habitantes deverá ter agência.
A Bahia conta com 97 agências e vai receber outras 95. Municípios como Irará, Ubaitaba e Camamu estão elaborando seus projetos. Tmbém há recursos para a reforma de 13 unidades na Bahia. Os investimentos no Estado são de R$ 79 milhões.
A Tarde
A nova modalidade de agendamento é oferecida aos trabalhadores autônomos e prestadores de serviço que contribuíram com a Previdência por meio de carnê.
Segundo o chefe do serviço de atendimento do INSS de Salvador, Luiz Alberto Freire, o agendamento traz “comodidade para o contribuinte, que agora tem a garantia de que será atendido no dia e na hora marcados”.
Em geral, os benefícios mais procurados pelos segurados são aposentadoria, requerimento de auxílio-doença e perícia médica.
Nas agências de Salvador e região metropolitana, cerca de cinco mil atendimentos são realizados mensalmente, 20% deles agendados.
“A expectativa é aumentar para 80%, chegando a 4 mil”, estima Freire.
EXPANSÃO – Ao todo, a Bahia conta com sete gerências executivas.
Vitória da Conquista possui a agência com o maior número de atendimentos diários – 600.
No total, 66% dos assegurados da região são da área rural. Para o gerente-executivo do município, Arlindo Neto, “o agendamento trouxe muitas melhorias. Primeiro, identificamos as principais demandas diárias, segundo, acabaram os intermediários, figuras muito comuns no interior, que, supostamente, conseguiam senhas para atendimentos em troca de favores”, conclui Neto.
Em março, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, anunciou o plano de expansão (Pex) da pasta, que prevê a construção de 720 novas agências do INSS em todo o País, até 2010. Todo município com mais de 20 mil habitantes deverá ter agência.
A Bahia conta com 97 agências e vai receber outras 95. Municípios como Irará, Ubaitaba e Camamu estão elaborando seus projetos. Tmbém há recursos para a reforma de 13 unidades na Bahia. Os investimentos no Estado são de R$ 79 milhões.
A Tarde
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