sábado, 7 de fevereiro de 2009

Visconde de Cairu tem curso em Vitória da Conquista suspenso

Juscelino Souza, A Tarde
x
Uma liminar da Justiça Federal determinou nesta quinta-feira, 5, a suspensão das atividades do curso de graduação em Ciências Contábeis oferecido pela Fundação Visconde de Cairu e pela Instituição Paccioli em Vitória da Conquista, a 509 km da capital. A instituição, sediada em Salvador, não possuía autorização prévia do Ministério da Educação para criar um curso superior em outro município, o que fere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o curso teve início em 2005 como extensão em Contabilidade. Após dois semestres de funcionamento, as instituições realizaram vestibular conjunto para as vagas ofertadas pela Faculdade de Ciências Contábeis da Cairu e exame de proficiência na faculdade em Salvador para aproveitamento das matérias. Por ter sua situação regularizada na capital, a Fundação Visconde de Cairu supostamente daria aos alunos um diploma reconhecido pelo MEC.

AULAS - Até outubro do ano passado, 25 estudantes estavam matriculados na faculdade, mas com a notícia da suspensão, pelo menos cinco desistiram e entraram com recursos na Justiça para reaver despesas com material didático e valores pagos. O ex-coordenador da faculdade, professor Wilson Oliveira Brito, informou que as aulas eram presenciais, com professores de Salvador, mas os alunos tinham que ir à capital para se submeter à avaliações. "Infelizmente não posso dar mais detalhes porque não mais atuo na coordenação”, finalizou.

A liminar determina ainda que, caso não suspenda os cursos em Vitória da Conquista, a Fundação Visconde de Cairu deverá pagar uma multa diária de dez mil reais. O juiz federal João Batista de Castro Júnior também determinou publicação da liminar em edital de jornal de grande circulação. Procurada pela reportagem, a gerência de comunicação da faculdade alegou ainda não ter conhecimento do fato e não se pronunciou sobre o assunto.

* colaborou Juscelino Souza da Sucursal Vitória da Conquista

Nenhum comentário: