quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mec coloca UFBA, Uneb e Cefet/Ba entre os melhores do País

Diego Damasceno, A Tarde
s
Confira aqui o índice geral dos cursos (tabela Excel)
x
Nova avaliação do Ministério da Educação (Mec) coloca três instituições de ensino superior da Bahia entre as melhores universidades e centros universitários do Brasil. Universidade Federal da Bahia (UFBa), Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet/Ba) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb) obtiveram nota 4 no Índice Geral de Curso (IGC), indicador divulgado nesta segunda-feira (8) e cuja nota máxima possível é 5.


No Brasil, entre as universidades, a melhor avaliada foi a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com 439 pontos. Em seguida, vêm a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) com 425 pontos e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 417 pontos. Das dez primeiras, apenas uma é particular – a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que ficou em nono, com 385 pontos.



Entre as faculdades, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) lidera o ranking, com 483 pontos. As nove instituições melhor avaliadas são privadas. Apenas na décima posição aparece a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), que é estadual.



A lista dos dez melhores centros universitários está dividida entre instituições públicas e privadas: as três primeiras posições são ocupadas por centros federais (Cefets de Santa Catarina, do Rio Grande do Norte e de Bambuí). Em quarto ficou o Centro Universitário Álvares Penteado (Fecap), de São Paulo, e em quinto, o Cefet do Rio. Em sexto e sétimo, mais duas particulares: Centro Universitário Franciscano do Paraná (Unifae) e Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Fecham a lista o Cefet de Pernambuco, o Centro Universitário Senac (Senac-SP) e o Centro Universitário Feevale (Feevale).



O MEC avaliou 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas, integradas, institutos e escolas.



O IGC é formado pelas notas e dá conta dos cursos de graduação e pós-graduação. A graduação é avaliada a partir de outro índice, o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que por sua vez une resultados do Enade e do IDD (Indicador de Diferença de Desempenho, que compara o desempenho de estudantes de instituições semelhantes) e usa informações sobre infra-estrutura e recursos didáticos de cada instituição. Para a pós, vale a nota da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). As notas do Enade levadas em conta na avaliação são do período de 2005 a 2007, e a nota da Capes de 2004 a 2006.


Nenhum comentário: