domingo, 15 de junho de 2008

Frio toma conta de Conquista


JUSCELINO SOUZA,A TARDE
celinosouza@grupoatarde.com.br
X
Localizada a 509 km de Salvador e a 970 metros de altitude, Vitória da Conquista começa a entrar em clima de inverno. A previsão para esta semana é que os termômetros oscilem entre 10 e 11 graus, temperatura que sugere agasalho pesado fora do guardaroupa. O Sistema Climatempo não prevê chuva, o que não significa alívio para os que têm que levantar cedo e pegar pesado no batente.

Além do frio da madrugada, o risco de contrair uma doença respiratória é grande. Quem mais sofre são as crianças, acometidas de resfriado, gripe e rinite alérgica. O percentual de internamento dobra neste período, como atesta Cícero Custódio de Almeida, diretor do Hospital Pediátrico Hospec, o maior de Vitória da Conquista, com 60 leitos.

“Em dia normal, registramos até 5 internamentos por dia, mas, quando se aproxima o inverno, esse número é superior a 10 pacientes/ dia”. Os motivos mais freqüentes são infecção, pneumonia, crise asmática e virose.

SUÍÇA BAIANA – Considerada pelos turistas a “Suíça baiana”, Conquista costuma surpreender pelo frio, mas os moradores mais antigos desdenham o título, afirmando que já não mais se justifica.

Garantem que o período de “frio de doer os ossos” acabou na década 80 e que, de lá para cá, a temperatura é normal.

O desconforto com as baixas temperaturas, no entanto, persiste e justifica até eventos como a palestra “O impacto da respiração nasal na saúde de crianças, adultos e idosos”, promovida na última quarta-feira pela Academia Brasileira de Rinologia (ABR) como parte da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”.

O frio também tem vantagens, bem aproveitadas pelos comerciantes de roupas e agasalhos, donos de bares, restaurantes e resorts do terceiro maior município da Bahia, com 308 mil habitantes (IBGE/2007).

Os bailes preparatórios para o São João são outra pedida. Para espantar o frio, é permitido dançar forró até nas praças, revezandose entre um gole e outro de quentão e licor de abacaxi.

Nenhum comentário: