terça-feira, 1 de setembro de 2009

Incidência da dengue de janeiro a agosto cresce 204% em relação a 2008

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou na noite desta segunda-feira, 31, o mais recente relatório sobre os casos de dengue no Estado. Do início do ano até 22 de agosto, depois dos registros das notificações tardias, foram contabilizados 103.788 casos da doença em toda a Bahia, um crescimento de 204% em relação ao mesmo período do ano passado. Na última semana houve um registro de 152 casos.


Conforme a Sesab, 96,7% dos municípios baianos (402 no total) notificaram a doença por meio do sistema de informação da vigilância epidemiológica. Itabuna, Jequié, Salvador, Feira de Santana, Irecê e Ilhéus concentram 41% das notificações do Estado.

Apesar do aumento com relação ao ano passado, as notificações de dengue permanecem em tendência de decréscimo por semana, com diminuição significativa a partir do início do mês de abril. A Sesab, contudo, destaca a necessidade de estar alerta à contaminação e segue com os trabalhos de controle da doença em todo o Estado.

As formas mais graves da doença (Dengue com complicações, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome do Choque da Dengue) tiveram 2.058 casos suspeitos em 175 municípios. Foram confirmados, no entanto, 1.028 casos graves em 120 cidades baianas. Entre os casos graves, foram registradas 60 mortes, sendo que 48% dos óbitos (28) notificados foram de menores de 15 anos.


As cidades que apresentaram os maiores números de óbitos foram Itabuna, com 9 casos, Jequié (oito), Porto Seguro (cinco), Salvador (cinco), Simões Filho (três), Camaçari (três), Feira de Santana (dois) e Floresta Azul (dois). (A Tarde)

Nenhum comentário: