segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sindicato se reúne com Secretária de Saúde para tratar da Gripe A

O presidente do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, Delson Coêlho, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, com a Secretária de Saúde do Município, Suzana Ribeiro, com a Coordenadora de Vigilância à Saúde Mirella Cristina L. Barbosa e com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Josimeire Nóbrega.

DNa oportunidade Delson levou ao conhecimento das autoridades municipais de saúde a preocupação do sindicato com a categoria bancária e clientes em nossa base, que graças à estrutura das agências pode se transformar num ambiente propício para a disseminação do vírus da Gripe Influenza A.


“A reunião foi muito importante, porque percebemos a preocupação da secretária com o problema e a sua disponibilidade em realizar ações que conscientizem a população quanto aos riscos e as formas de tentar impedir a proliferação do vírus em nossa cidade”, afirmou o presidente do sindicato.

Delson afirmou ainda que “solicitamos algumas ações da Secretaria junto à categoria, já que acreditamos que somos uma categoria de auto risco e a disponibilidade em nos atender foi um aspecto importante, nos sendo colocada à disposição a equipe da vigilância para realizar um trabalho de conscientizar os trabalhadores bancários”.

Além do material didático, os técnicos da Saúde vão participar das atividades que serão programadas pelo Sindicato e a primeira será na terça-feira, dia 18, às 9 horas no auditório do Banco do Brasil.

A Secretária Suzana Ribeiro afirmou que até a tarde de quinta-feira, 13, foram notificados 32 casos, sendo 20 descartados e 12 ainda aguardam o resultado dos testes. “Todos os casos tratamos como suspeitos e aguardamos os resultados dos exames para saber se foi identificado e se o vírus está circulando pela cidade. Mas isso serve apenas para oficializar dados, porque todos os casos já estão sendo acompanhados e tratados do ponto de vista epidemiológico e clínico como Gripe A, inclusive porque em alguns casos são pessoas que vieram do exterior ou tiveram contato com pessoas contaminadas pelo Influenza A em outras cidades”, afirmou a secretária.

Quanto à categoria bancária, a secretária confirma que “é uma categoria realmente de risco, já que os ambientes são muito fechados, há um fluxo grande de pessoas e principalmente porque os bancários trabalham o tempo inteiro manuseando dinheiro, que é um vetor de transmissão do vírus, por isso queremos trabalhar para conscientizar os bancários a tomarem algumas atitudes básicas que podem dificultar a contaminação, como por exemplo, lavar sempre as mãos com água e sabão ou com o álcool gel”.

“Vamos desenvolver essas atividades junto com o sindicato, mas vamos também buscar envolver as gerências e superintendências dos bancos nesta campanha no sentido de orientar quais as medidas a serem tomadas”, informou a Secretária.

A Secretaria vai disponibilizar um número de telefone para informar e atender à população a respeito da Gripe A, além de distribuir cartazes e panfletos por toda a cidade e trabalhar junto às entidades representantes das diversas categorias e setores da sociedade. “Nesta hora é importante lembrar que não é preciso apenas informar a respeito da Gripe, mas também fazer um trabalho de formação, para que, assim, essas pessoas possam ser multiplicadores das informações, realizando assim uma conscientização de um maior número de pessoas possível”, finalzou.


Nenhum comentário: