sábado, 15 de agosto de 2009

Nova gripe: médicos descartam pânico na Bahia

Especialistas da área de saúde se reuniram em congresso em Salvador
O avanço da nova gripe. Profissionais de saúde reunidos em um congresso em Salvador dizem que a população deve evitar o pânico e não precisa mudar a rotina por medo de contrair a doença.

Cuidados básicos, como lavar as mãos, são muito importantes para se proteger contra a nova gripe. Mas os baianos não devem deixar de frequentar shows, festas e eventos esportivos.

As precauções para evitar a nova gripe são importantes, principalmente para mulheres grávidas, crianças com menos de dois anos e idosos, grupos onde é maior o risco de complicações da doença.

Desde abril, na Bahia, foram notificados 66 casos da nova gripe. Uma pessoa morreu.

Especialistas da área de saúde dizem que não há motivo para pânico. Sem os sintomas da doença, as pessoas podem levar a vida de maneira normal, frequentar shows e eventos esportivos, locais de concentração de gente.

‘Nossa situação epidemiológica não é semelhante a alguns municípios do sul do país. Aqui no estado, no momento, tem a livre iniciativa de estar nos espaços que eles queiram, contanto que os doentes não compartilhem os espaços para não contaminar quem está sadio e as pessoas sadias terem sempre o cuidado de estar lavando as mãos’, ensina Juarez Dias, da Vigilância Epidemiológica.

A indicação dos médicos é procurar logo um centro de saúde ao notar tosse, febre e dores no corpo. Com sintomas tão comuns em outras doenças, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um alerta nesta sexta-feira (14) em um congresso que reuniu farmacêuticos e outros profissionais de saúde.

‘Não se automedicar porque você pode mascarar esses sintomas. Existe um medicamento específico para o tratamento. Ele não é um antigripal, é um antiviral específico para esse tipo de gripe’, explica Maria Eugênia Cury, do núcleo de investigação Anvisa. (Ibahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!