segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Direto da Praça

Por Paulo Pires

Silvio Santos vem aí...

Lula da Silva, ex-aprendiz de feiticeiro, após ter sido aprovado em todas as etapas pela Ordem dos bruxos de Harry Potter, descobriu uma solução fantástica para suas preocupações sobre a decolagem ou não da ministra Dilma Roussef. O milagre é ninguém mais ninguém menos que o apresentador Silvio Santos. Isso mesmo. Se você, petista utópico, ficou ou vai ficar triste com a escolha do Vice, pode começar a se acostumar com a ideia. O Homem do Baú vai ser o companheiro de chapa de dona Dilma e estamos conversados!

! O raciocínio de Lula é simples: A entrada de Silvio no páreo arrasta uma multidão de eleitores para as hostes do PT, uma vez que desmonta e esvazia a retórica de Progresso e Desenvolvimento que seria propalado em larga escala pelo governador de São Paulo. Silvio em si, já é a materialização de Progresso e Desenvolvimento. Sua presença no palanque de Dilma, na visão de Lula, é um aval extraordinário como confirmação de políticas e práticas inovadoras na gestão pública. Em nossa opinião, se isso efetivamente se cristalizar, o governador Serra, vai ficar fulo da vida com o dono do SBT. Silvio, por sua vez, está adorando a ideia de ser Vice. E tem mais: Não brinquem com o homem do Baú. O cara tem sorte demais! Bota sorte nisso! Embora seja uma pessoa beirando 80 anos, os seus médicos defendem que o apresentador tem uma saúde comparável a alguém na faixa dos 50. Diante desse quadro, cabe uma indagação: Será que teremos de entoar o famoso refrão do seu Programa? Se isto ocorrer o jeito é cantar: Silvio Santos vem aí.. Pará pará papá. Silvio Santos vem aí, pará pará papá...Se você considerar essa união uma coisa esdrúxula, algo mais impensável ocorreu quando c comunista Luiz Carlos Prestes se associou ao capitalista Silveirinha dono da Fábrica de Tecidos Bangu, lá pelos idos de 1940. No Brasil, a política é um verdadeiro vale tudo.

Jaime Lerner e os Peagadelhos

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, em entrevista neste domingo (16/08/09) - Programa Conexão Roberto D’Ávila - disse que as soluções para os grandes problemas das cidades, embora pareçam coisas insolúveis, não são assim tão complicadas. Mas alertou para o seguinte: “Desde que nessas soluções, os burocratas não se intrometam. Principalmente aqueles que dizem ser detentores de título de Phd”. Ele, o senhor Lerner, os chamou de Peagadelhos. Segundo o ex-governador, essas pessoas quando entram em qualquer processo de discussão, inviabilizam ou retardam tudo. Eles não são apenas chatos, são atrapalhados. O entrevistador aproveitou para citar o mestre Darci Ribeiro que dizia: Os phd-burocratas são tão indecisos que quando resolvem tomar uma decisão, broxam. Eu não seria tão generalista, mas posso dizer que em tese, tanto Lerner quanto o grande professor tem razão. A gente não sabe bem a razão, ou talvez isso advenha de os homens com mais conhecimento se acharem com a máxima responsabilidade de só tomar medidas acertadas. Talvez seja isso. Como não tenho pretensões de ser alguém perfeito, fujo desse ideário. E me sinto mais aliviado.

Cristovam Buarque

O senador Cristovam Buarque enviou um e-mail para mim (isso mesmo, sem cópia para ninguém). Creio que o eminente político pensa que sou uma pessoa importante. Está enganadíssimo. De qualquer sorte, fico-lhe grato e lembro a ele que durante muito tempo tive a ilusão de que um dia veria nossa pátria muito melhor do que aquela que eu encontrara. Dessa vez, devo admitir, quem se enganou fui eu. Em termos econômicos e sociais até que melhoramos. Porém, no terreno político tudo indica que vou morrer sem ver isso. A coisa aqui tá feia. A gente sonha, acorda, sonha de novo e tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Fala-se em educação, em ética, em lisura, em fidelidade partidária, em justiça social, em equilíbrio de forças, em desenvolvimento sustentável. Mas nada muda. Tudo continua com dantes. Quem tá em cima não quer sair, quem tá embaixo quer subir. É um verdadeiro estatuto de gafieira. Por isso a coisa não melhora. Preciso urgentemente de uma utopia. Será que ainda existe?


Um comentário:

AFRANIO GARCEZ disse...

Meu Caro Mestre e Amigo Professor Paulo Pires. Esta sua crônica como sempre bem articulada, além de funcionar como uma espécie de alerta aos incautos, também serve para mostrar que andas deveras bem informado quanto aos bastidores da política. Sempre o ví como um homem honrado, honesto e sério.Labora no mister de repassar o conhecimento, e felizes são àqueles que o tem ou já o tiveram como professor. Quanto ao Honrado Professor Doutor Cristovam Buarque, ele não pensou, sabe que você é realmente uma pessoa importante. Parabéns. Do seu fã e admirador nato Afranio Garcez.