Como o sistema nervoso é capaz de informar as percepções dos sentidos? Para responder a essa pergunta, estudantes do quinto semestre de Fisioterapia da FTC Conquista fizeram, nesta quinta-feira (30), um passeio especial pelo Jardim Sensorial da Faculdade.A aula começou com a turma de olhos vendados, de mãos dadas, caminhando pelo campus. Os estudantes precisavam experimentar as diversas sensações que o corpo recebe, sem o auxílio da visão. No Jardim Sensorial, ficar descalço foi mais um desafio.
“A Fisioterapia utiliza técnicas como essas com os pacientes, e os futuros profissionais precisam saber como são essas percepções”, explica a coordenadora do curso, professora Sanaia Souza.
Impossível foi conter a admiração em reconhecer diferentes materiais apenas com o toque. Em cada trecho do jardim, as texturas iam sendo descobertas. “Isso é areia”, “Aqui é brita, está muito áspero” e “Agora são aquelas pedrinhas lisas”, foram algumas das sensações.
No final, a experiência desenvolveu, além do conhecimento teórico-prático sobre as percepções sensoriais, uma nova habilidade nos estudantes – de perceber as necessidades especiais de outras pessoas.
“Quando estamos de olhos vendados, nos sentimos indefesos. Cada objeto diferente, cada passo, causa medo. Agora penso que posso contribuir para melhorar a vida de pessoas com deficiência, com base na experiência que tivemos. Foi uma lição”, avalia a estudante Janeide Muritiba.
O Jardim – Implantado na FTC Conquista em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o Jardim Sensorial é uma iniciativa que visa ao bem estar dos funcionários e estudantes, e serve como fonte de estudo – em especial aos cursos da área de Saúde.
Os materiais utilizados para dar texturas diferentes ao caminho dentro do jardim são simples, mas causam variadas sensações. Brita, madeira, areia de praia, pedra de rio, raspa de pneu, e bolas de gude são alguns dos materiais utilizados.
A implantação do jardim faz parte do Programa FTC Verde, e busca estimular as dimensões física, mental e espiritual dos usuários. (Ascom/FTC)







Nenhum comentário:
Postar um comentário