sábado, 13 de junho de 2009

Uma persistência milionária


De vez em quando acontece um caso que surpreende, estimula a imaginação, chama a atenção e o assunto fica um tempão sendo comentado, deixando com isso muita gente cheia de inveja, mas com o passar dos dias os excessos serenam e a rotina faz tudo voltar à normalidade. Um fato que tomou conta do noticiário esta semana foi com um metalúrgico da cidade de Taubaté, a 140 km da Capital de São Paulo – ficou 20 anos repetindo os mesmos números na Mega-Sena – e em razão disso se tornou o mais novo milionário da persistência no Brasil. Neste caso, a persistência conferiu-lhe a maior de todas as vitórias – a vitória pessoal. Além do dinheiro, o sentimento de realização por ter conseguido aquilo que sempre almejou e sonhou.

Ayrton Senna era o sinônimo da persistência, perfeccionista nato, metódico, determinado e até individualista quando focava seus objetivos. Dizem que era o maior carrasco de si mesmo. Desse jeito se tornou um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 e um dos grandes ídolos que o Brasil conheceu. Dizia ele: “quando estou dentro do carro, não busco a melhor volta, eu faço a melhor volta da minha vida, e a cada nova volta, o objetivo se renova”. Outros como Oscar Schmidt, Ronaldo fenômeno, Irmã Dulce... Presidente Lula. E por que não!? O Presidente Luis Inácio Lula da Silva foi derrotado por Fernando Collor; perdeu duas vezes seguida para Fernando Henrique Cardoso e não desistiu. Hoje, embora ele descarte a idéia, alguns de seus aliados já murmuram um terceiro mandato. A meu ver uma insinuação antidemocrática.
.
Mas voltando ao milionário da persistência, o felizardo disse para a assessoria de imprensa da Caixa que sempre jogou os números sorteados no concurso 1055, realizado em 11 de março último. Não tinha conferido o bilhete até segunda-feira (08), mas ao assistir a reportagem do telejornal da TV Vanguarda, dando destaque que existia uma aposta premiada de Taubaté prestes a prescrever pelo não comparecimento do ganhador. “Aquilo me tomou de curiosidade e fez com que eu recorresse ao computador para conferir. E o mais temeroso de tudo é que faltavam poucas horas para expirar o prazo de apresentar o bilhete premiado”, e disse ainda, “passei a noite inteira sem dormir, pois minha esposa fez uma faxina na casa semanas atrás e retirou o bilhete que eu sempre colocava debaixo da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e botado em um copo de chope que fica na estante” – concluiu o metalúrgico.
.
Depois de encontrado o bilhete da aposta de R$ 1,75 e aliviado do susto, falou “conferi e vi que eu era o ganhador de R$ 5.273.833,35. Quase tive uma parada cardíaca. E quando contei para minha mulher, ela e eu conferimos várias vezes sem acreditar no que estava acontecendo”. “Eu e minha esposa não conseguimos dormir e só sossegamos quando a agência da Caixa abriu. Sei que foi muita sorte a minha. Se eu não estivesse assistindo ao jornal na segunda à noite, hoje eu não estaria rico”.
.
Segundo a assessoria da Caixa, o ganhador é metalúrgico e torcedor doente do Corinthians e deixou um recado para as esposas: “As mulheres que resolvem fazer faxina e tirar as coisas do marido do devido lugar, sempre causam problema. A sorte é que a minha guardou o bilhete em outro local fácil”.
.
Eu, particularmente, compreendo perfeitamente que muitas vezes a persistência está atrelada ao esforço, à vontade e até a dor. Talvez um teste de resistência consigo mesmo, mas há de se considerar que a persistência nunca deve estar ligada à teimosia. Percebe-se o quanto a persistência é importante na nossa vida, ela pode ser o combustível para a auto-estima, uma energia para o que é positivo. Os obstáculos são comuns e necessários e render-se a eles simboliza fraqueza. A genialidade do pensador Charles Chaplin resume tudo isso em poucas palavras: “A PERSISTÊNCIA É O CAMINHO DO ÊXITO”.

Nenhum comentário: