sexta-feira, 17 de abril de 2009

Detran promoveu seminário em Vitoria da Conquista


O Diretor-geral do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), Adriano Romariz, foi o palestrante no encerramento do I Seminário de Mobilidade Urbana que aconteceu no auditório da FAINOR, em Vitória da Conquista. Em seu discurso, o advogado apresentou as deficiências estruturais e orçamentárias do órgão e afirmou que a postura será de combate permanente às imprudências no trânsito, na capital e no interior.

Adriano Romariz, afirmou que há preocupação do órgão em estabelecer relação de parcerias com a Prefeitura de Vitória da Conquista para promover a cultura de paz no trânsito. Para ele, reabrir a Escola Pública de Trânsito é um passo inicial para fortalecer a relação institucional.
Romariz ressaltou a importância do setor de educação para o trânsito e da escola pública existente no Detran sede, prestando um valioso serviço a comunidade baiana atendendo em torno de 5.500 alunos somente no ano de 2009, chamando a atenção para a importância de estabelecer parcerias com os municípios nesta área.
Com relação ao tema do seminário ele chamou a atenção para o índice assustador de mortalidade no trânsito brasileiro levando em consideração uma série de problemas, inquietudes, e outras dificuldades. “Eu acho que nós poderíamos centrar basicamente no despreparo dos motoristas para circularem no trânsito, e a tendência à barbaridade, isso não só nas cidades baianas, mais em todo o mundo, agressivo e individualista, que leva as pessoas a possuírem automóveis individuais para transitarem nas cidades, fazendo com que o espaço ocupado no trânsito seja desproporcional ao que seria razoável, reduzindo a possibilidade do direito de ir e vir das pessoas, gerando uma relação de desconforto individual e coletivo: esse é um elemento importante. Além da sensação de impunidade que paira no trânsito, este talvez seja um dos sustentáculos da situação de caos social e urbano que tem permanecido em todo o país” conclui Romariz.


DETRAN PRIORIZA EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO

Na oportunidade, o diretor geral do DETRAN da Bahia, Adriano Romariz, participou de uma reunião com o Prefeito da cidade, Dr.Guilherme Menezes, o Vice - Prefeito e Secretário de Transportes, engenheiro Ubiratan Félix, onde ressaltaram a importância da expansão do Projeto da escola Pública para todas as cidades interioranas, além da otimização das ações para educação para o trânsito, por meio de parceria com os municípios baianos, que já contam com a municipalização, bem como, o fortalecimento do combate a fraude no sistema de habilitação, através da implantação da biometria e a abertura de concurso público, após a aprovação do Novo Plano de cargos e Carreira

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: