quinta-feira, 12 de março de 2009

Serrarias clandestinas são interditadas em Jequié

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) interditaram, em Jequié, mais três serrarias clandestinas que operavam na região de Mata Atlântica, enviando madeira nativa das florestas baianas também para o estado de Minas Gerais.

Na ação de fiscalização foram apreendidas aproximadamente 200 pranchas de madeira, motos serras e três veículos transportando madeira ilegalmente. As serrarias funcionavam no município de Jitaúna, Apuarema e no povoado de Florestal, a cerca de 40 quilômetros do município. Os trabalhos foram realizados com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.

Os técnicos chegaram ao local com a ajuda de denúncias das pessoas da região, principalmente pelo Disque Denúncia (08000711400), serviço de atendimento gratuito disponibilizado para a população.

O transporte e a comercialização de madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem florestal, sem Licença válida para todo o tempo da viagem, é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais, ficando os infratores sujeitos à detenção de três meses a um ano, além de multa, salienta o especialista em fiscalização ambiental do Instituto, Samuel Sampaio.

Os técnicos também flagraram uma queimada de aproximadamente quatro hectares em área de Mata Atlântica. O responsável pelo crime foi identificado ainda no local e autuado em flagrante. Todos os infratores identificados deverão ser multados pelo IMA.

Segundo o diretor de Fiscalização do IMA, Pedro Ricardo, “essas ações contribuem para a preservação dos nossos ecossistemas, já bastante ameaçados pelo desmatamento predatório, e asseguram os recursos para esta e as futuras gerações”.

Jornal da Mídia

Nenhum comentário: