segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Feira deve gerar R$ 30 milhões em negócios em Conquista

Fomentar o crescimento das empresas da região sudoeste do Bahia é o objetivo principal da 6ª Feira da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – Coopmac/Sebrae, que será realizada durante a 43ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista – Expoconquista 2009 e a 7ª Exposição Nacional, entre 14 e 22 de março, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

Com previsão de movimentar R$ 30 milhões em negócios, mesmo com a crise econômica mundial, conforme avalia o presidente da Coopmac, Claudionor Dultra, a Expoconquista é o maior evento do município no segmento comercial e o segundo maior da Bahia, perdendo apenas em número de negócios e quantidade de animais para a Fenagro, de Salvador. Em público é a maior do estado, com uma visitação média de 200 mil pessoas.

Toda essa estrutura foi oficialmente lançada no último dia 28 no Parque de Exposições, com as presenças de diretores da Coopmac, do gerente regional do Sebrae, Cláudio Cardoso, do reitor da Universidade Estadual do Sudoeste-Uesb, Abel Rebouças, representantes da Prefeitura Municipal e de demais parceiros, do presidente da Câmara Municipal, Gildásio Silveira, produtores rurais e políticos da região.

É na Feira Coopmac/Sebrae que empresas de diversos segmentos da região expõem seus produtos a consumidores em potencial. Com a sua expansão durante os anos, o evento passou a ser considerado um dos maiores e melhores de todo interior da Bahia. São 142 estandes montados estrategicamente, com o objetivo de facilitar a experimentação e a comercialização de uma gama variada de produtos, como sapatos, roupas, artigos de couro, bijuterias, móveis, materiais de informática e serviços em geral.

Durante o lançamento oficial, o coordenador regional do Sebrae, Cláudio Cardoso, comentou que as oportunidades de negócios que são geradas na Expoconquista extrapolam o ambiente da feira, assinalando que setores da economia, como a hotelaria, o comércio e os serviços se beneficiam do evento. “É justamente nesse clima de parceria e união que o Sebrae se incorpora”, diz.

Apesar da crise econômica, o presidente da Coopmac, Claudionor Dultra, espera que o movimento deste ano supere o de 2008. A estimativa é que o número de animais chegue a 4.500. Como novidade, destacou o campeonato leiteiro da raça gir e a exposição de 300 animais da raça mangalarga machador. Ele lembra que, em prol do crescimento socioeconômico da região, é necessário ter em mente a parceria e a integração como fatores primordiais.

“A exposição se preocupa em levar aos visitantes o que existe de mais moderno no mundo do agronegócio. As inovações tecnológicas, os maquinários de última geração, produtos e equipamentos que potencializam a vida no campo e nas cidades são a marca registrada desse evento”, disse.

O reitor da Uesb, Abel Rebouças, declarou que a Expoconquista vem crescendo e ocupando mais espaço, agregando mais pessoas não somente da região mas também de diferentes locais do estado e do País.

A realização da Expoconquista pela Coopmac e pelo Sebrae conta com a parceria de várias empresas e órgãos de Vitória da Conquista, além dos Bancos do Nordeste, do Brasil e do Bradesco, que atuam na área de crédito direto aos produtores rurais, associações, cooperativas e pessoas físicas. A Exposição Agropecuária tem ainda a sua parte cultural, destacando a apresentação de shows musicais com os artistas da região.

DCI - Diário do Comércio, Indústria e Serviçoes

Nenhum comentário: