terça-feira, 21 de outubro de 2008

Redução do crédito diminui venda de carros

O professor Luís é um dos poucos. Comprou um usado por R$ 30 mil
x
Assista aqui ao vídeo desta matéria
x
Os baianos estão comprando menos carros por causa da crise financeira internacional, que reduziu o volume de crédito disponível no mercado. Em Salvador, algumas revendedoras de automóveis usados tiveram queda de até 50% nas vendas financiadas.


Depois de conseguir um desconto de 7% no preço de um carro importado com direito a todos os acessórios, o professor universitário Luís Tibúrcio comprou o veículo por R$ 30 mil. 'Foi um bom negócio. Talvez seja o meu presente de Natal', conta.

Mas consumidores como ele estão cada vez mais raros nas revendedoras. Apesar das vantagens e brindes oferecidos para atrair clientes, as lojas estão vazias. Numa delas, as vendas caíram cerca de 40% desde o mês de agosto.

A redução no comércio de carros usados está ligada aos fatores da crise econômica mundial. Fatores que provocam cautela entre os consumidores e adaptações nos vendedores.

Com a crise bancária, o crédito diminuiu e provocou também o aumento de juros. No setor automobilístico, os juros subiram, em média, de 1,3% para 1,9%.

Os prazos de financiamento que antes chegavam a 60 meses, agora, na maioria das revendedoras, não passa dos 48 meses. Os bancos que antes financiavam até 100% do valor do carro, agora cobrem até 60%.

Antes da crise, uma revendedora na capital vendia cerca de 95 carros por mês. Agora, a queda nas vendas já chega a 55%. O pátio está cheio e os vendedores passam boa parte do dia 'esperando' os clientes.

'Imagine você ter uma estrutura para vender dez carros e só vender cinco. Mas, de qualquer forma, nós já passamos por outras turbulências e espero que consegamos passar por essa também', diz o gerente da revendedora, Eliel Silva.

Nenhum comentário: