domingo, 31 de agosto de 2008

Número de vagas em faculdades particulares cresceu 600% na Bahia

O número de vagas no ensino superior cresceu seiscentos por cento em dez anos na Bahia. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o índice saltou de pouco mais de 15.500 postos em 1996 para 112.500 em 2006.

O aumento é maior nas instituições privadas, com 1.132 %. Já nas públicas, o crescimento é de quase cento e quarenta e três por cento. O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é responsável por 51% do aceso às vagas do ensino superior em escolas privadas.

No início do mês de agosto, o MEC apresentou um relatório com a avaliação dos cursos superiores do Brasil. Na Bahia, nenhum dos cursos apreciados conseguiu alcançar a pontuação máxima nos três conceitos observados.


Dos três piores cursos de educação física do país, dois estão no estado: o da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o da Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Outro curso que obteve a pior classificação foi o de fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Em todo o Brasil, apenas 25 dos 3.248 avaliados alcançaram o nível de excelência. Nenhum deles de instituições privadas.

Confira a lista das melhores universidades brasileiras abaixo:

MEDICINA - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

NUTRIÇÃO - Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Alfenas

ODONTOLOGIA - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Ponta Grossa

ZOOTECNIA - Universidade Federal de Viçosa

AGRONOMIA - Universidade Estadual de Ponta Grossa

FISIOTERAPIA - Universidade Federal do Rio de Janeiro

ED. FÍSICA - Universidade Federal de Viçosa

SERVIÇO SOCIAL - Universidade Federal de Mato Grosso

MEDICINA VETERINÁRIA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Lavras

FARMÁCIA - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

ENFERMAGEM - Universidade Federal de Alfenas, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Faculdade de Medicina de S.J. do Rio Preto

TERAPIA OCUPACIONAL - Universidade Federal do Paraná


(Com informações do IBahia)

(Notícia atualizada às 17h)


Nenhum comentário: