A Coelba, Companhia de Eletricidade da Bahia, terá que responder a uma ação na Justiça.
Tudo por causa de uma fatura que vem sendo enviada para mais de quatro milhões de consumidores junto com a conta de luz.
Trata-se de um serviço de seguro que ninguém é obrigado a pagar, mas que está confundindo o consumidor.
A proposta de adesão ao novo serviço está sendo enviada às quatro milhões e trezentas mil residências atendidas pela concessionária na Bahia. Por R$ 3,22, o consumidor, segundo a Coelba, tem direito a benefícios como seguro contra incêndio, queda de raio e explosão, desemprego involuntário, morte acidental e auxílios supermercado e funeral.
O serviço é opcional, mas quem pagar a primeira vez tem o valor incluído automaticamente na próxima conta.
A professora Miraci Marinho disse que quase pagou por engano. 'Bota aquilo pequeno. Nem todo mundo tem tempo. A pessoa vê 'ligeirinho' e não sabe o que é', avalia.
Mas o seguro opcional de proteção familiar da Coelba não desagradou a apenas alguns consumidores. A concessionária vai ter que dar explicações à Justiça.
A Defensoria Pública do Estado entrou com uma ação para cancelar o envio da proposta. 'Qualquer consumidor distraído irá pegar esta conta para pagar, pensando que se trata de uma conta de energia elétrica. Isso chamou a atenção da defensoria justamente porque ele não informa de uma maneira clara, com caracteres ostensivos, que aquilo é uma proposta opcional de adesão', explica a defensora pública Marta Torres
Segundo ela, quem pagou sem querer, por falta de atenção, pode ter o dinheiro de volta. 'O caso julgado procedente deverá ser restituído em dobro', garante.
A Coelba informou que ainda não foi notificada pela Justiça e que a proposta de seguro, opcional, é enviada em correspondência diferente da fatura de energia elétrica.
Informou ainda que 180 mil clientes aderiram ao serviço, que pode ser cancelado a qualquer momento pelo telefone 0800 707 1104.
Tudo por causa de uma fatura que vem sendo enviada para mais de quatro milhões de consumidores junto com a conta de luz.
Trata-se de um serviço de seguro que ninguém é obrigado a pagar, mas que está confundindo o consumidor.
A proposta de adesão ao novo serviço está sendo enviada às quatro milhões e trezentas mil residências atendidas pela concessionária na Bahia. Por R$ 3,22, o consumidor, segundo a Coelba, tem direito a benefícios como seguro contra incêndio, queda de raio e explosão, desemprego involuntário, morte acidental e auxílios supermercado e funeral.
O serviço é opcional, mas quem pagar a primeira vez tem o valor incluído automaticamente na próxima conta.
A professora Miraci Marinho disse que quase pagou por engano. 'Bota aquilo pequeno. Nem todo mundo tem tempo. A pessoa vê 'ligeirinho' e não sabe o que é', avalia.
Mas o seguro opcional de proteção familiar da Coelba não desagradou a apenas alguns consumidores. A concessionária vai ter que dar explicações à Justiça.
A Defensoria Pública do Estado entrou com uma ação para cancelar o envio da proposta. 'Qualquer consumidor distraído irá pegar esta conta para pagar, pensando que se trata de uma conta de energia elétrica. Isso chamou a atenção da defensoria justamente porque ele não informa de uma maneira clara, com caracteres ostensivos, que aquilo é uma proposta opcional de adesão', explica a defensora pública Marta Torres
Segundo ela, quem pagou sem querer, por falta de atenção, pode ter o dinheiro de volta. 'O caso julgado procedente deverá ser restituído em dobro', garante.
A Coelba informou que ainda não foi notificada pela Justiça e que a proposta de seguro, opcional, é enviada em correspondência diferente da fatura de energia elétrica.
Informou ainda que 180 mil clientes aderiram ao serviço, que pode ser cancelado a qualquer momento pelo telefone 0800 707 1104.
Nenhum comentário:
Postar um comentário