segunda-feira, 2 de junho de 2008

Novo capacete para moto


FABIANA MASCARENHAS
fmascarenhas@grupoatarde.com.br

O uso de adesivo refletivo e selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos capacetes de condutores e passageiros de motocicletas se tornou uma obrigação em todo o Brasil desde ontem, a partir da Resolução 230 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas ainda há muitos motociclistas que, sequer, sabem da nova nor ma.

A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção da moto para regularização.

As regras valem para condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.



“Eu vi divulgação no início, mas depois não ouvi falar mais.

Estava por fora dessa exigência”, assume o motociclista Wilson Serra, 22 anos. Assim como ele, outros condutores de motos também não sabiam dos novos requisitos para a utilização de capacete no País.

Inicialmente, de acordo com a Resolução nº 203 do Conselho Nacional de Trânsito, a fiscalização deveria ser feita a partir do dia 1° de janeiro, mas muitos usuários não conseguiram encontrar nas lojas da cidade os adesivos necessários.

FISCALIZ AÇÃO – Apesar da fiscalização do cumprimento das novas normas ter começado ontem, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) não montou esquema especial. Em alguns pontos da cidade, inclusive, os agentes de trânsito nem sabiam que a resolução havia entrado em vigor.

O coordenador de plantão da SET, Paulo Dantas, confirmou que não houve operação especial para fiscalizar os motociclistas, informando que ela deve começar a partir de quinta, quando também será intensificada a fiscalização contra o uso de bebida alcoólica.

De acordo com as normas, somente para os capacetes fabrica dos a partir de 1º de agosto de 2007, será obrigatória a utilização de selo de certificação na parte externa e a etiqueta interna, expedidos pelo Inmetro ou por organismo por ele credenciado.

Já o uso de refletivos é necessário para todos. Será necessário que o capacete possua, nas partes traseiras e laterais, elementos refletivos de segurança.

O estudo Ver e Ser Visto no Trânsito, realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), comprova a importância dos adesivos refletivos nos capacetes dos motociclistas.

O estudo simulou situações para medir as distâncias nas quais motocicletas cruzando a via, pedestres cruzando a via e automóveis estacionados em situação de emergência são avistados por um condutor à noite, quando iluminados apenas pelo farol do veículo.

Os pedestres foram detectados a 65 metros ou menos, exceto aqueles que usavam colete confeccionado com material retrorrefletivo de alta visibilidade, que foi detectado a 333 metros. Manter o farol aceso aumenta a distância que um condutor avista uma moto cruzando a via: 627 metros.

Nenhum comentário: