sexta-feira, 13 de junho de 2008

Falha no serviço da Oi atinge clientes baianos

THAIS ROCHA
trocha@grupoatarde.com.br

Quem usa os serviços de telefonia móvel ou internet banda larga da operadora Oi tem sofrido com interrupções e oscilações de sistema nas últimas semanas. A operadora justifica, informando que está ampliando a rede para normalizar serviços. Mas o Procon informa que quem contrata um serviço e não pode usar de forma integral deve procurar a garantia de seus direitos.
No sábado passado, a conexão com a internet na casa da funcionária pública Andréia Gomes foi interrompida durante toda a tarde.


Usuária do Velox há quase cinco anos, ela conta que as interrupções de serviço não são constantes. “Raramente tenho problema com o Velox, mas recentemente temos tido algumas paralisações na chegada do sinal da televisão lá em casa”, comentou Andréia.
Na casa do estudante universitário Paulo Luís Júnior, a conexão com a internet é alvo de queixas constantes. Ele conta que a conexão fica lenta e é interrompida por intervalos que duram até algumas horas. “Nós sempre telefonamos para a central de atendimento, mas nunca recebemos uma justificativa para a suspensão do serviço. Por várias vezes, eu e meus irmãos atrasamos trabalhos de faculdade por conta dessas falhas”, disse.
A estimativa é que a Velox tenha hoje na Bahia cerca de 30 mil usuários. Em nota oficial, a Oi informou que sua rede na Bahia está em processo de expansão de capacidade e de cobertura. A empresa afirma que já foram tomadas providências para normalizar o serviço Oi Velox, mas não estabelece prazos. No início do mês, a Oi informou que uma pane na plataforma de Salvador provocou a suspensão dos serviços para muitos usuários; ontem, a empresa não comentou este problema.
A diretora para assuntos especiais do Procon da Bahia, Laura Nogueira, comentou que a pane no sistema também foi a justificativa da empresa para as reclamações de consumidores feitas ao órgão. “Com esta justificativa, a empresa ganhou tempo e poucos processos foram abertos“, disse. Se há muitas queixas para o uso de internet, para a telefonia móvel, elas são ainda maiores.
Todos os usuários contatados durante a apuração desta matéria apresentaram problemas com seus celulares da Oi nas últimas semanas.
A vendedora Maria Betânia Santos Alves conta que, nas últimas semanas, não consegue receber ou fazer ligações no período entre as 20h e as 22h. “Deve ser o horário de pico”, supõe.
Mensagens eletrônicas como “erro de conexão” e “rede ocupada” fazem parte do dia-a-dia de usuários da Oi nas últimas semanas.
A operadora informa que as falhas são sobrecargas no tráfego móvel após lançamento de promoção com bônus que multiplica em até 30 vezes o valor da recarga para usuários do serviço pré-pago. De acordo com a nota oficial, mais de 10 milhões de clientes aderiram à promoção e a empresa realiza ações para ampliar a capacidade de tráfego móvel na cidade.

SERVIÇO – Mas estas falhas da telefonia celular, segundo a diretora de assuntos especiais do Procon, Laura Nogueira, não têm justificativa. “Quando uma empresa oferece um serviço, é preciso dar condições para que ele seja executado da melhor forma possível”, afirma. No caso desta operadora, segundo ela, os usuários têm contratado um serviço e ficam sem condições de usar.
“Além disso, a falha no sistema alegado pela operadora atinge não só àqueles que estão na promoção, mas a todos os clientes”, completou.
De acordo com Laura Nogueira, a falha no serviço de telefonia móvel da Oi em Salvador já caracterizou a má prestação de serviço, já que não está sendo prestado corretamente.
Neste caso, ela recomenda que o consumidor procure um dos quatro postos do Procon em Salvador. Eles ficam localizados na Avenida Carlos Gomes, SAC Iguatemi, SAC Barra ou Instituto do Cacau, no Comércio. A diretora chama a atenção para o horário diferenciado de atendimento em cada unidade. Informações e consultas podem ser feitas pelo telefone 3321-9947 ou no site da Secretaria de Justiça www. sjcdh. ba. gov. br.

Nenhum comentário: