sexta-feira, 13 de junho de 2008

Campanha do Dia dos Namorados contra DSTs


Por meio da Área Técnica Municipal de DST-Aids, a Secretaria Municipal de Saúde lançou ontem (quinta-feira) a Campanha do Dia dos Namorados para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Com o slogan Quem ama cuida sempre. Use camisinha, o evento aconteceu no Centro de Saúde e nas áreas centrais da cidade com distribuição de folders, fitas com slogan da campanha e preservativos.

“Hoje é o ponto alto da nossa campanha, porque desde o dia primeiro estamos participando dos Arraiais da Prevenção, realizando palestras, distribuindo preservativos nos centros de saúde e nas escolas, onde também participamos de feiras de ciência explicando mais sobre o assunto”, declarou Eliana Amorim, coordenadora municipal do DST-Aids.

De acordo com ela, o dia dos namorados foi escolhido para a oficialização da campanha por ser nas relações heterossexuais o maior número de casos detectados de infecções de aids.
“Agora, em 2008, já foram contabilizados oito novos casos apesar das campanhas de prevenção”, revela Eliana.

Até o momento, segundo a coordenadora, o município registrou mais de 660 casos de aids. “Esses casos são quando a doença já se manifesta de alguma forma, pois não temos como contabilizar os casos em que o vírus ainda está encubado”, finalizou.
O que é DST?

DST é a forma abreviada de doenças sexualmente transmissíveis. Como o próprio nome já diz, são doenças contagiosas transmitidas de uma pessoa para outra por meio do contato sexual.

Principais DSTs

# Gonorréia – é uma infecção causada por uma bactéria denominada Neisseria Gonorrhoeae. No homem parece uma secreção purulenta 2 a 10 dias após o contato sexual suspeito, com dor e ardência ao urinar. É uma infeção só da uretra (uretrite). Na mulher tem aspecto clínico variado desde formas quase sem sintomas até vários tipos de corrimento amarelados e com odor forte na vagina (vaginite) e uretra. A infecção não tratada avança para os testículos (orquite) e a próstata (prostatite) no homem e trompas e útero nas mulheres.

# Clamídia - causada pela chlamydia trachomatis é considerada atualmente a doença sexualmente transmissível de maior incidência no mundo, podendo atingir homens e mulheres em qualquer fase de suas vidas, desde quando nascem de mães contaminadas ou durante o contato sexual. Nos homens, a principal infecção por via sexual é a uretrite. Promove em alguns homens disúria (dor ao urinar) e um prurido uretral. Se não identificada e tratada corretamente, pode progredir para uma infecção mais profunda, atingindo os testículos com comprometimento da fertilidade. Nas mulheres, a porta de entrada é o colo uterino. O sintoma, quando ocorre, é um discreto corrimento. As complicações nas mulheres da infecção não tratada, são a doença inflamatória pélvica e o aumento do risco de gravidez ectópica (fora do útero, nas trompas).

# Herpes genital - é causada pelo vírus herpes simplex 1 e 2 . Em ambos os sexos surgem pequenas bolhas que se rompem e causam ardência ou queimação (mas, que cicatrizam sozinhas). Aparecem e desaparecem espontaneamente, reguladas por stress ou ciclo menstrual. Não há cura definitiva. O contágio sexual só ocorre quando as bolhas estão no pênis, vagina ou boca.

# Condiloma acuminado ou “crista de galo” - é causado por um vírus HPV ou papilomavírus humano. É uma virose que está relacionada com o câncer de colo do útero e câncer do pênis. É uma doença de difícil tratamento, pois como os antibióticos não atuam contra o vírus, o medicamento utilizado precisa ser um anti-vírus, como é o caso dos usados no tratamento da aids. É caracterizada por uma pequena verruga nos órgãos genitais tanto do homem como da mulher. O tratamento é do casal. Uma mulher com esse vírus deve evitar ficar grávida, pois o filho pode ser contaminado com graves conseqüências.

# Sífilis - é uma infeção causada por uma bactéria, a Espiroqueta Treponema Pallidum. Tanto no homem quanto na mulher, no período de 20 a 30 dias após o contato sexual, surge uma pequena ferida (úlcera) nos órgãos genitais (pênis, vagina, colo do útero, reto). Essa úlcera também é chamada de cancro duro (que vem junto com os gânglios (caroços) na virilha); ambos desaparecem em um mês, dando a falsa impressão que a doença sarou. Surgem depois de 1 a 2 meses manchas na pele (sífilis secundária) que pode progredir agredindo o sistema nervoso e o coração. As gestantes com sífilis podem ter abortamentos, natimortos ou fetos com problemas de má formação.

# Aids - é uma doença causada pelo vírus HIV (Vírus da imunodeficiência humana), transmitido principalmente pelo esperma, sangue, e leite materno, e há suspeitas de que também pela saliva. O beijo só poderá transmitir o vírus no período que está em alta concentração no sangue de um dos parceiros e o outro tem um ferimento na boca. A pessoa que é infectada pelo vírus HIV é chamada de portador de HIV ou soropositiva. Quando adquire o vírus, ele vai se multiplicando e pode chegar a milhões. Enquanto aumentam de quantidade, os vírus vão atacando e destruindo o sistema de defesas do corpo da pessoa (células T4). Isso normalmente demora alguns anos. Quando o corpo fica com poucas defesas, fica debilitado, começam a surgir os sintomas da aids.
(J MELO)

Nenhum comentário: