quinta-feira, 12 de junho de 2008

Bolsa Família é garantia de agiota


CRISTINA LAURA, A TARDE
claura@grupoatarde.com.br
X
Um esquema de agiotagem, que tinha como garantia da dívida a posse de cartões de programas do governo federal, foi descoberto pela Polícia Civil ao investigar a venda de munição em um bar de Juazeiro (a 500 km de Salvador).
Foram apreendidos 783 cartões, sendo 411 do Bolsa Família e Bolsa Escola, 118 da Previdência Social (assegurados, aposentados, pensionistas e de benefícios rurais) e 254 cartões eletrônicos de conta corrente e conta-salár io.

Os cartões eram guardados com as senhas e promissórias assinadas pelos donos. De acordo com o apurado pela polícia, o responsável pela agiotagem era Marcelo Santos Oliveira, mas na hora da abordagem quem estava presente era a esposa dele, Ana Lúcia Ferreira de Lima, que foi presa e está na Casa de Detenção de Juazeiro. Francinaldo Marconi da Silva, funcionário de Marcelo, também foi preso.
Na casa, que fica ao lado do Bar do Isaac, de propriedade de Marcelo, a polícia encontrou aproximadamente R$ 15 mil em espécie, além de armas e diversas munições de revólveres calibres 40, 38 e pistolas 380 e 44. Foram encontrados ainda computadores, aparelhos de DVD e CD, celulares e balanças. Desde que a população ficou sabendo da ação da polícia, pelo menos 100 pessoas, identificado-se como donas dos cartões, apareceram na delegacia para tentar resgatar o material, entre elas, vários idosos com mais de 70 anos.


Os produtos tiveram que ser levados em um caminhão-baú e estão numa sala da delegacia. O advogado de Marcelo Oliveira disse que vai negociar com o delegado regional, Charles Leão, a apresentação do seu cliente, já que não existe mandado de prisão contra ele.

Nenhum comentário: