sexta-feira, 9 de maio de 2008

Gripe: Sem atingir meta, campanha de vacinação é prorrogada


As pessoas com idade a partir de 60 anos têm até o próximo dia 16 para se vacinar contra a gripe. A campanha de vacinação contra a influenza, que teve início em 22 de abril e seria encerrada na sexta-feira, 9, foi prorrogada por mais uma semana. As vacinas estão sendo distribuídas em postos e centros de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


O número de idosos imunizados em todo o Estado está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de vacinação de 80% da população com idade acima de 60 anos. O último levantamento parcial divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), com dados até o dia 8, indica que na Bahia foram aplicadas 737.535 doses da vacina contra a gripe. O número representa 64% de cobertura de vacinação da população-alvo, cerca de 1,1 milhão de pessoas. Em Salvador, do total da população de idosos - estimada em 188 mil – 100 mil pessoas foram imunizadas, o que representa 52,94% de cobertura.

Por causa dos resultados insatisfatórios em diversos Estados, a campanha foi prorrogada em todo o País, de acordo com a enfermeira Fátima Guirra, coordenadora do Programa de Imunização da Sesab. “De modo geral, os Estados estavam aquém da meta almejada. Algumas das razões foram a concomitância com a situação da dengue, a baixa publicidade na mídia e outras questões relacionadas à logística de municípios”, enumera.

CONTRA-INDICAÇÃO - Além desses motivos, Fátima Guirra revela que, em alguns municípios baianos, também foi verificado o registro de “falsa” contra-indicação. “A pessoa ia se vacinar e fazia alguma ressalva, como o fato de estar resfriado ou gripado e alguns profissionais contra-indicavam a vacina. Mas a única contra-indicação está nos casos de alergia desencadeada pela proteína do ovo”, explica.

Nestes municípios, segundo Fátima, os profissionais foram reorientados pelos coordenadores das localidades. “Cada município tem um coordenador com o papel de acompanhar e supervisionar o trabalho desenvolvido. Também é parte da função destes coordenadores identificar e reverter esse tipo de situação. A Sesab recomenda que o trabalho de supervisão seja contínuo”, diz.

A coordenadora do programa de imunização na capital baiana, Ana Rita Vasconcelos, acredita que o novo prazo será suficiente para que o município atinja a meta. Para esta semana não está prevista intensificação de publicidade em rádio e TV. “A atuação será nos distritos sanitários. Cada um deles está montando novas estratégias da campanha para melhorar o acesso das pessoas à vacinação, aplicando doses em igrejas e centros comunitários. Também vamos articular ações conjuntas com agentes comunitários para divulgar a campanha”, revela.

Ana Vasconcelos destaca que os distritos de Pau da Lima, Cajazeiras e Subúrbio ferroviário, apresentam baixa cobertura. Nestas localidades o índice ainda não chegou a 40%. Já os distritos da Liberdade e do Rio Vermelho conseguiram atingir 70% de cobertura. Em Salvador, um total de 110 postos da rede municipal de saúde disponibiliza a vacina gratuitamente.

A importância da vacinação é destacada pela coordenadora do Programa de Imunização da Sesab. “A influenza passa de pessoa a pessoa e traz complicações sérias, podendo levar a internamento e óbito. A vacina tem demonstrado impacto relevante em relação a diminuição da internação e dos óbitos associados à complicação da influenza, a exemplo de doenças como a pneumonia viral e bacteriana”, afirma.

Serviço

Quem pode: Pessoas maiores de 60 anos
Onde: Nos 110 postos da rede municipal (ver arquivo para download)
Contra-indicação: Apenas para alérgicos à proteína do ovo (albumina)
Período: Até o dia 16 de maio

Marta Erhardt, A Tarde





Nenhum comentário: