sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Risco de queimadas permanece na Bahia

O alerta de ocorrência de focos de incêndio continua em grande parte do Estado da Bahia, segundo boletim meteorológico divulgado pelo Centro Estadual de Meteorologia (Cema), do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). A massa de ar quente e seco associada às altas temperaturas e à baixa umidade do ar favorece o aumento das ocorrências de queimadas, principalmente nas regiões Norte, Nordeste, da Chapada Diamantina, do São Francisco, Oeste e Sudoeste da Bahia.

Nessas regiões, o céu ficará com poucas nuvens durante todo o final de semana. A umidade relativa do ar deve ficar reduzida entre 20% e 60%, e as temperaturas elevadas, com mínimas variando entre 20 e 22ºC e as máximas entre 32 e 34°C.

Para o meteorologista do Cema, Ricardo Rodrigues, entre os dias 1º e 30 deste mês já foram registrados 3.930 focos de queimadas na Bahia, sendo grande parte deles (em torno de 80%) ocorrida nas regiões Oeste, do São Francisco e Sudoeste do estado. Em menor quantidade, também foram registradas ocorrências nas regiões Norte e da Chapada Diamantina.

Comparando esse total de casos (3.930 focos) com todo o mês de outubro de 2007, que teve 1.647 registros, constatou-se que houve um aumento de aproximadamente 58%. Já em relação ao total de ocorrências registradas em todo o mês anterior (setembro deste ano), quando se registraram 774 focos, verificou-se um aumento em torno de 407%.

JB


Nenhum comentário: