segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais uma vez a FAINOR é desaque nacional em avaliação do MEC

No dia 31 de agosto, deste ano, o MEC, como faz anualmente, divulgou o IGC – Índice Geral de Cursos da Instituição. O IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição de ensino superior. Um dos componentes do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação é o desempenho no ENADE. Com os resultados da prova, é possível que se elabore indicadores com informações complementares sobre o desempenho das diferentes IES. Esses dados e mais a avaliação externa, a auto-avaliação, a avaliação dos cursos e os resultados do Censo da Educação Superior possibilitam que os órgãos governamentais, os estudantes, os pais dos estudantes e as comunidades em geral disponham de elementos que estabeleçam comparações entre as IES.

De posse de todos esses dados, o MEC divulga o resultado final, que é, também, expresso em valores contínuos. Frise-se que as instituições que obtiveram resultado insatisfatório têm prazo para recorrer do resultado e, mantida a classificação, nos casos mais graves, podem até ser descredenciadas.
Dessa vez foram avaliadas, em todo o País, 2 mil instituições públicas e particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades. Mais uma vez, a FAINOR se coloca entre instituições tradicionais, chegando até a ter IGC superior a algumas delas, como por exemplo, a UNEB, UESB, UCSAL, UEFS e a Universidade Gama Filho – RJ, além de superar, também, a universidades federais, como a Universidade Federal de Sergipe, Maranhão, Alagoas e do Pará.
Esse resultado se deve à qualidade dos profissionais que atuam na FAINOR, isto é, professores, corpo administrativo e, sobretudo, os alunos que, a cada ano, se destacam nas avaliações do ENADE. Some-se, também, na composição do resultado da FAINOR, a qualidade de sua estrutura, infraestrutura, de seus laboratórios com modernos equipamentos e, também, de sua biblioteca, que dispõe de um acervo suficiente para atender, conforme determinações do MEC, às necessidades do alunado, nos diferentes cursos. Juntando-se a tudo isso está o comprometimento de todos da FAINOR em fazer, a cada dia, uma Instituição preocupada com a excelência e a qualidade, mais uma vez, reconhecidas pelos indicadores oficiais do MEC.
Veja os números expressos em valores contínuos do IGC, atribuídos pelo MEC, referente às instituições mais conhecidas dos conquistenses. O resultado com a lista completa e com outras informações acerca do desempenho de cada IES está no site http://www.inep.gov.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!