Na calçada da casa onde moro, há uma gramínea bem legal. Penso que por causa de sua fofura [da grama], donos de cachorros do Bem Querer acharam não haver lugar melhor para os seus animais fazerem cocô do que ali. Diante dessa situação vi-me na obrigação de colocar um cartaz no portão com o seguinte apelo: Aos senhores donos de cão ou ao próprio cão (dos dois o mais educado). Favor não virem até nossa porta fazer cocô. Dirijam-se a um sanitário vinculado às suas propriedades. Grato pela compreensão. Assinado: Moradores da casa. Parece que o apelo deu certo. Pelo menos nos três últimos dias ninguém (nem o cão nem o dono, vieram depositar seus dejetos em nossa porta). É isso aí. As pessoas tem que ter senso de responsabilidade.
O PT, o Senado e um enterro de quinta categoria
Ontem, 19 de agosto de 2009, foi um dia muito interessante para os destinos do Brasil. O Senado passou por uma sessão de lavagem de roupa suja como poucas vezes se viu em sua história. Foi uma confusão que só fez trazer à tona aquilo que o grande Machado de Assis detectou lá pelos idos do final do século XIX: Há dois Brasis. Um é o real e o outro, o oficial. Inda bem que o Povo agora está tomando conhecimento de nossas mazelas em tempo real. Mas sempre foi assim. O povo é que não sabia como e quem fazia tanto mal a ele [Povo]. Agora o povão já está manjando quem é quem no jogo sujo da nossa Política. Resta agora a ele [povão] tomar vergonha na cara também e parar de eleger pilantras para legislar e governar o País. Vai que é tua Tafarel...!!!
Mas o surpreendente no encerramento da sessão de ontem foi o depoimento do Senador Jarbas Vasconcelos do PMDB-PE. Disse o histórico político: “Vergonhoso é termos de reconhecer que o Senado hoje está sendo enterrado num enterro de quinta categoria”. Foi demais!
O Senador Paulo Duque, PMDB-RJ, saiu da sessão do Conselho de Ética (?) dizendo estar consciente do seu dever cumprido. Sinceramente, acho que ele falou a verdade. O dever cumprido a que ele se referia, era o de imprimir ao Conselho a decisão de arquivar todas as denúncias contra o Senhor José Sarney. Este, por sua vez, provou porque é considerado o maior alquimista da política do Brasil atual. O velho Sarney tem nas mangas todos os trunfos para permanecer com cara de vitorioso quando as câmeras de televisão lhe alcançam. Não se esqueçam que ele está no Senado porque foi eleito pelo Povo do Amapá.
Como dizia um velho comentarista. Você queria o quê? O povo que elege essas pessoas também não é lá essas “belezas” toda. A sociedade está infestada de pilantras. Por causa disso, sente-se a vontade e sem o menor constrangimento em mandar para lá [Congresso Nacional] pessoas identificadas com as suas pilantragens.
Quanto ao PT, ontem foi um dia horrível para essa agremiação. Particularmente foi um dia de confirmação para mim. Como nunca acreditei em partidos e sempre descri dos salvadores da Pátria, cheguei à conclusão de que todos os meus pensamentos sobre isso tudo estavam rigorosamente corretos. Senti-me vitorioso e me certifiquei de que minhas intuições sobre política do Brasil nunca foram equivocadas.
Resultado para o partido do Presidente Lula: Baixas e declarações de decepção. As baixas ficaram por conta dos senadores Marina Silva e Flávio Arns e a decepção pelo semblante inchado do Senador Aloísio Mercadante. Durante muito tempo eles acreditaram que ao PT seria possível fazer uma grande transformação em nossos destinos políticos. Erraram feio!
E agora? Agora é cinza e nada mais! O pior é que aos outros [partidos] também não será possível nenhuma transformação. Tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes. Pode crer. Enquanto tivermos os herdeiros de nossos velhos mandriões no cenário político, não teremos nenhuma oportunidade de mudar nada. É triste, mas é verdade. Se você quiser acreditar na possibilidade de mudanças, parabéns. Fique à vontade. Não quero ser o responsável pela morte de suas ilusões ou utopia.
Professor Paulo Pires. A sua crônica revela em sua essência, o que vêem ocorrendo no Brasil, antes privilégio de alguns poucos ligados a estes políticos que envergonham a nação. O interessante é que parece que o PT ao longo de seus quase 30 anos de fundação modificou o seu estatuto e tal e qual o regime nazista que tanto mal causou a humanidade, esqueceu-se de deve haver alternanância no poder, o que aliás, eles parecem não desejar. Há ainda na politica, homens e mulhres sérios, honestos e competentes, e isso se aplica também a nossa paróquia. No entanto, há uma distorção grave na legislação eleitoral que é a de se votar num candidato a uma vaga no Senado, sem saber que por trás de tal candidato há os seus suplentes, que a população somente fica sabendo o nome, no caso de uma renúncia, de receber um Ministério, ou falecimento do Senador. Quanto a figura pitoresca do Senador PAULO DUQUE, um ilustre terceiro suplente do ex-senador Sérgio Cabral, a sua ficha política é infíma, e não se compara sequer a de vereadores de cidades pequenas. Assim, somente resta aos verdadeiros homens de bem que militam na política, como a Senadora Marina da Silva e Paulo Arns, que possuem passado, presente e futuro deixar o PT, caminho que foi aberto para outras saídas. O que precisamos no próximo ano, não é de Senhores Feudais, mas sim de políticos comprometidos com a sociedade, e de uma ampla reforma política no País. Parabéns. Afranio Garcez.
ResponderExcluir